02/12/2019

CASTIGOS

Desterro
Veio um mensageiro a Davi e disse: O coração de todo o Israel segue a Absalão. Todo aquele que não observar a lei do teu Deus e a lei do rei, certamente deve ser condenado ou a morte, ou ao desterro, ou a confiscação de bens, ou a prisão. E encontrado um judeu por nome Aquila, natural do porto, que havia pouco tinha vinho da Itália, com Priscila, sua mulher pois Cláudio tinha mandado que todos os judeus saíssem de Roma, foi vê-los 2Sm 14.13;Ed 7.26; At 18.2.

Espancamento:
Mas não poderás dar-lhe mais de quarenta açoites. Se lhe fizer dar mais açoites do que estes, teu irmão ficará humilhado aos teus olhos. Os lavradores, agarrando os servos, feriram a um, mataram a outro, e apedrejaram a outro. Deveis estar de sobreaviso. Sereis entregues aos tribunais e açoitados nas sinagogas. Sereis levados a presença de governadores e reis, por minha causa, para lhes servir de testemunhas. E concordaram com ele. Tendo chamado os apóstolos, açoitaram-nos, e mandaram que não falassem nó nome de Jesus, e os deixaram ir. A multidão levantou-se unida contra eles, e as autoridades, rasgando-lhes as roupas, mandaram açoitá-los com varas. Ele imediatamente tomou consigo soldados e oficiais, e correu para o meio do povo. Quando viram chegar o comandante e os soldados, pararam de espancar Paulo. três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo Dt 25.3; Mt 21.35; Mc 13.9; At 5.40; 16.22; 21.32; 2Co 11.25.

Decapitação
E mandou degolar João na prisão. Mandou matar á espada Tiago, irmão de João. Vi também tronos, e aos que se assentaram sobre eles foi-lhes dado o poder de julgar. E vi as almas daqueles que foram degolados por causa do testemunho de Jesus e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na testa nem nas mãos. Eles reviveram e reinaram com Cristo durante mil anos Mt 14.10; At 12.2; Ap 20.4.

Fogueira
Passando cerca de três meses, foram dizer a Judá: Tamar, tua nora, adulterou, pois está grávida. Então disse Judá: Tirai-a para fora, e seja queimada. Se um homem desposar ao mesmo tempo uma mulher e a mãe dela, é perversão. Tanto ele quanto elas serão queimados com fogo, para que não haja perversidade no meio de vós. Se a filha de um sacerdote se desonrar, prostituindo-se, desonrará seu pai; com fogo será queimada. Qualquer que não se prostrar e não adorar, será na mesma hora lançado na fornalha de fogo ardente Gn 38.24; Lv 20.14; 21.9; Dn 3.6.

Confisco de Propriedades
Então disse o rei a Ziba: Tudo o que pertence a Mefibosete é teu. Disse Ziba: Inclino-me humildemente e ache merce aos teus olhos, ó rei, meu Senhor. Ouvindo Acabe que Nabote era morto, levantou-se para descer á vinha de Nabote, o jezreelita, a fim de tomar posse dela. Todo aquele que não observar a lei do teu Deus e a lei do rei, certamente deve ser condenado ou á morte, ou ao desterro, ou a confiscação de bens, ou a prisão. Todo aquele que em três  dias não viesse, segundo a decisão dos príncipes e dos anciãos, teria os seus bens confiscado e seria excluído da congregação dos que voltaram do exílio. Naquele mesmo dia, o rei Assuero deu á rainha Ester  a casa de Hamã, inimigo dos judeus. E Mordecai veio perante o rei, pois Ester tinha declarado que era seu parente 2Sm 16.4; 1Rs 21.16; Ed 7.26; 10.8; Et 8.1.

Exposição as feras
O rei ordenou que trouxessem Daniel  e o lançassem na cova dos leões. Disse o rei a Daniel: O teu  Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará. Sé, como homem, lutei em Éfeso com feras, que me aproveita isso, se os mortos não são ressuscitados? Comamos e bebamos, pois amanhã morreremos. Dn 6.16; 1Co 15.32.

Enforcamento
Mas ao padeiro chefe enforcou, como José havia interpretado. O seu cadáver não permanecerá no madeiro durante a noite. Certamente o enterrarás no mesmo dia, porque o que for pendurado é maldito de Deus. Assim não contaminarás a terra que o Senhor, o teu Deus, te dá em herança. Ao rei de Ai enforcou, deixando-o no madeiro até a tarde. Ao por do sol ordenou Josué que o seu corpo fosse tirado do madeiro, e o lançaram a porta da cidade. E levantaram sobre ele um grande montão de pedras, que permanece até o dia de hoje. Depois disso, Josué feriu e os matou; os pendurou em cinco madeiros, onde ficaram até a tarde. E os entregou na mão dos gibeonitas, os quais os enforcaram no monte, perante o Senhor. Caíram os sete juntamente; foram mortos nos dias da colheita, nos dias primeiros, no início da colheita de cevada. Também por mim se decreta que, se alguém alterar este decreto, arranque-se uma viga da sua casa e seja levantado e pendurado nela; e da sua casa se faça um monte de entulho. Então Harbona, um dos eunucos que serviam diante do rei, disse: A forca de cinquenta covados de altura que Hamã fez para Mordecai, que falou em defesa do rei, está junto á casa de Hamã. Disse o rei:Enforcai-o nela. Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós, pois está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro Gn 40.22; Dt 21.23; Js 8.29;10.26; 2Sm 21.9; Ed 6.11;Et 7.9; Gl 3.13.

Trabalhos forçados
Então puseram sobre eles feitores, para os afligirem com as suas cargas. Assim os israelitas edificaram para faraó cidades celeiros, pitom e Ramesés. Todavia, quanto mais os egípcios afligiam o povo de Israel, mais este se multiplicava e se espalhava; de maneira que os egípcios se inquietavam por causa dos filhos de Israel e os faziam servir com dureza. Assim lhes amarguravam a vida com dura servidão, em barro e em tijolos, e com toda a sorte de trabalho no campo; com todo o serviço que eram obrigado a fazer. Nesse dia, Josué os fez rachadores de lenha e tiradores de água para a comunidade e para o altar do Senhor, até o dia de hoje, no lugar que Deus escolhesse. Então os filisteus o pegaram, arrancaram-lhe os olhos e o fizeram descer a Gaza. Amarrando-o com duas cadeias de bronze, puseram-no para girar um moinho na prisão. Êx 1.11-14; Js 9.27; Jz 16.21.

Flagelação
Então lhe soltou Barrabás. E tendo mandado açoitar Jesus, o entregou para ser crucificado. Querendo satisfazer á multidão, Pilatos soltou-lhes Barrabás. Tendo mandado açoitar Jesus, entregou-o para ser crucificado. Então Pilatos pegou a Jesus e mandou açoitá-lo. O comandante mandou que o lavassem para a fortaleza, dizendo que o interrogassem e açoitassem, para saber por que assim gritavam contra ele. Mt 27.26;Mc 15.15; Jo 1.19; At 22.24.

Apedrejamento a respeito a Leis
Certamente será apedrejado ou flechado; nenhuma mão tocará nele. Quer seja animal, quer seja homem, não viverá. Quando soar longamente a buzina, então subirão ao monte.

28/11/2019

PASTORES

HÁ DOIS TIPOS DE PASTORES O ESPIRITUAL E O FALSO
O pastor espiritual ele alimenta, cuida, protege o rebanho. Eu lhes darei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com conhecimento e com inteligencia. Levantarei sobre elas pastores que as apascentem, e nunca mais temerão nem se assombrarão nem uma delas faltará, diz o Senhor. Levantarei sobre elas um só pastor, o meu servo Davi, e ele as apascentará; ele as apascentará e lhes servirá de pastor. Perguntou-lhe pela terceira vez: Simão, filho de João, amas-me? Simão entristeceu-se por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez: Amas-me? E respondeu: Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo. Disse Jesus: Apascenta as minhas ovelhas. Cuidai por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue. Apascenta o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente, não por torpe ganancia, mas de boa vontade





PASTORES FALSOS SÃO INSACIÁVEIS E AMANTE DO PRAZER
Todos os atalaias de Israel são cegos, nada sabem; todos são cães mudos, não podem ladrar; andam adormecidos, estão deitados, e amam o dormir. Esses cães são gulosos, nunca se podem fartar. São pastores que nada compreendem; todos eles se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganancia, todos sem exceção. Vinde, diz cada um deles, trarei vinho, e beberemos bebida forte; o dia de amanhã será como este, ou ainda muito melhor.
Dispensam o rebanho
Portanto assim diz o Senhor, o Deus de Israel, acerca dos pastores que apascentam o meu povo: Visto que dispersastes as minhas ovelhas, as afugentastes e não cuidastes delas, trarei sobre vós a maldade das vossas ações, diz o Senhor.
Desviam as ovelhas
Ovelhas perdidas foram o meu povo; os seus pastores as fizeram errar e para as montanhas as deixaram desviar. Andaram por montanhas e colinas, e esqueceram do lugar do seu repouso.
Devoram o rebanho, em vez de alimenta-lo
Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza e dize aos pastores: Assim diz o Senhor Deus: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmo! Não apascentarão os pastores as ovelhas? Comeis a gordura, vestis-vos de lã e degolais o cevado, mas não apascentais as ovelhas.
São mercenários e abandonam as ovelhas
O mercenário, a quem não pertencem as ovelhas, não é o pastor. De modo que quando vê vir o lobo, deixa as ovelhas e foge. Então o lobo ataca o rebanho e dispersa as ovelhas.

19/11/2019

ESTADO FUTURO

DOS ÍMPIOS PALAVRAS DE CRISTO BANIDOS DA PRESENÇA DE DEUS.
Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais o mal! Mt 7.23
Jesus conhece os segredos do coração de todos Ninguém precisava falar com ele sobre qualquer pessoa, pois ele sabia o que cada pessoa pensava. Mas o firme alicerce que Deus colocou não pode ser abalado, e sobre esse alicerce estão escritas palavras: "O Senhor conhece as pessoas que são dele." E também : "Toda pessoa que diz que pertence ao Senhor precisa abandonar o pecado Jo 2.25; 2Tm 2.19. Os filhos do Reino serão lançados fora, nas trevas, onde haverá pranto e ranger dos dentes. Disse então o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, e lançai-o para fora, nas trevas, onde haverá pranto e ranger dos dentes. E irão estes para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna. Muitos dos que já tiverem morrido viverão de novo: uns terão a vida eterna, e outros sofrerão o castigos eterno e a desgraça eterna. E sairão das suas sepulturas. Aqueles que fizeram o mal vão ressuscitar e ser condenados Dn 12.2; Jo 529.

O SOFRIMENTO DELES COMPARADO AO FOGO
Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se irar contra seu irmão, estará sujeito a julgamento, e qualquer que disser a seu irmão: Será levado ao tribunal. Mas quem disser: Louco! Estará sujeito ao fogo do inferno. Mandara o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa pecado: e todos os que praticam o mal. E serão lançados na fornalha de fogo, onde haverá ranger de dentes. Então dirá também aos que estiverem a sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seu anjos. Se a tua mão te escandalizar, corta-a. Melhor é entrares na vida aleijado do que, tendo as duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga.. E se o teu pé te escandalizar, corta-o. Melhor é entrares na vida aleijado do que, tendo dois pés, seres lançado no inferno. E se o teu olho te escandalizar, lança-o fora. Melhor é entrares no reino de Deus com um só olho do que, tendo dois olhos, seres lançado no inferno. Onde o seu verme não morre, e o fogo nunca se apaga. Morreu o mendigo e foi levado pelos anjos para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi sepultado. No inferno, estando em tormentos, ergueu os olhos e viu de longe a Abraão e Lázaro junto a ele. Então clamou: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Lc Capitulo 16. Não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma. Temei antes aquele que pode destruir no inferno tanto a alma como o corpo. Serpentes, raça de víboras! Como escapareis da condenação ao inferno? E o castigarás, e lhe dará lugar com os hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes. Não vos maravilheis disto, pois vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão. Os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida, e os que praticaram o mal, para a ressurreição da condenação.

                             PALAVRAS DOS APÓSTOLOS


16/11/2019

SETE PROMULGAÇÕES DA LEI DIVINA

Estes gravuras ilustram o método que Deus utilizou para a revelar e publicar gradualmente sua lei.
Primeiro foi escrita na natureza, logo após na consciência do homem e em seguida seus principais fundamentais em tábuas de pedra.
No devido tempo, Jesus apareceu como a encarnação perfeita da verdade, ilustrada em sua vida sem pecado. Mas tarde, vieram todas as Escrituras, a edição escrita mais ampla e completa.
Era propósito de Deus que sua lei também fosse escrita no coração de seu povo e que seus preceitos pudessem ser "lidos" na vida de cada um.

PROMULGAÇÃO ESCRITA NA NATUREZA
Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos Sl 19.1.
PROMULGAÇÃO ESCRITA NA CONSCIÊNCIA
Eles mostram que as exigências da Lei estão gravadas em seu coração, testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os Rm 2.15.
PROMULGAÇÃO ESCRITA EM TÁBUAS DE PEDRA
Então disse o Senhor a Moisés:Sobe a mim ao monte e espera ali; eu te darei tábuas de pedra, e a lei, e os mandamentos que escrevi, para os ensinares Êx 24.12.
PROMULGAÇÃO CRISTO A PALAVRA
O verbo se fez carne e habitou entre vós. Vimos a sua glória, a glória como do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade Jo 1.14.
PROMULGAÇÃO TODAS AS ESCRITURAS
Pois tudo o que outrora foi escrito, para o nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança Rm 15.4.
PROMULGAÇÃO ESCRITA NO CORAÇÃO
Esta é a aliança que depois daqueles dias farei coma casa de Israel, diz o Senhor. Porei as minhas leis na sua mente, e em seu coração as escreverei. Eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo Hb 8.10.
PROMULGAÇÃO OS CRISTÃOS COMO CARTAS VIVAS
Vós sois a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos os homens. Já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espirito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração 2Co 3.2-3.
PLACAS DE PEDRA
Placas nas quais foram escritos os mandamentos de Deus e em corações humanos.Porei a minha lei na mente deles, diferente da antiga aliança, a nova transformaria o ser humano desde o mais íntimo  do seu ser. Quem torna isso possível é o Espirito Santo. Eu lhes darei um coração novo e uma nova mente. Tirarei deles o coração de pedra, desobediente, e lhes darei um coração humano, obediente. Eu lhes darei um coração novo e porei em vocês um espírito novo. Tirarei de vocês o coração de pedra, desobediente, e lhes darei um coração bondoso, obediente Jr 31.33; Ez 11.19; 36.26.

12/11/2019

GANANCIA DOENÇA DA ALMA

Confiança nas riquezas, uma insensatez:
Se no ouro pus a minha esperança, ou disse ao ouro fino: Tu és a minha segurança; se me alegrei por ser grande a minha riqueza, e por ter a minha mão alcançado muito; também isto seria pecado para ser punido pelos juízes, pois eu teria sido infiel a Deus que está lá em cima. Aqui está o homem que rejeitou a Deus como sua fortaleza, mas confiou na abundancia das suas riquezas, e se fortaleceu na sua perversidade. Os bens do rico são a sua cidade fortificada; é como uma muralha na sua imaginação. Os discípulos se admiraram destas palavras. Mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quão difícil é para os que confiam nas riquezas, entrar no reino de Deus! Então direi a minha alma: Alma, tens guardado muitos bens para muitos anos. Descansa, come, bebe e alegre-se. Deus, porém, lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma. Então o que tens preparado, para quem ficará? Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos Jó 31.24-25,28; Sl 52.7; Pv 11.28; 18.11; Mc 10.24; Lc 12.19-20; 1Tm 6.17. Pois não há dinheiro que pague a vida de alguém. Por mais dinheiro que uma pessoa tenha, isso não garante que ela nunca vá morrer, que ela vá viver para sempre Todo mundo vê que até os sábios morrem, e morrem também os tolos e os ignorantes. E todos deixam as suas riquezas para outros. As suas sepulturas são os seus lares perpétuos, onde eles ficam para sempre, ainda que tenham possuído muitas terras. O ser humano, por mais importante que seja, não pode escapar da morte; como os animais morrem, ele também morre Sl 49.7-12. Ninguém lembra para sempre dos sábios, como ninguém lembra dos tolos. No futuro todos nós seremos esquecidos. Todos morreremos, tanto os sábios como os tolos. Por isso, a vida começou a não valer nada para mim; ela só me havia trazido aborrecimentos. Tudo havia sido ilusão; eu apenas havia corrido atrás do vento. Eu tenho visto tudo o que se faz neste mundo e digo: tudo é ilusão. É tudo como correr atrás do vento Ec 2.16-17; 1.14. Correr atrás do vento. Isto é, procurar atingir um resultado que é impossível alcançar. Ninguém lembra do que aconteceu no passado; quem vier depois das coisas que vão acontecer no futuro também não vai lembrar delas. Assim, procurei descobrir o que é o conhecimento e a sabedoria, o que é a tolice e a falta de juízo. Mas descobri que isso é o mesmo que correr atrás do vento Ec 1.11,17. Veja um homem que não pedia a Deus que o protegesse. Ele só confiava na sua grande riqueza e procurava segurança na sua própria maldade Sl 52.7. Aquele que confia nas suas riquezas cairá, porém os honestos prosperarão como as folhagens. O rico pensa que a sua riqueza o protege como as muralhas altas e fortes em volta de uma cidade.

08/11/2019

NÃO FIQUE EM SILENCIO

Disse o Senhor a Moisés: Tu falarás tudo o que eu te ordenar. Este  é o dever de cada servo de Deus. Ninguém deve guardar silêncio na espera de oportunidades maiores. pregue a mensagem e insista em anuncia-la, seja no tempo certo ou não. Procure convencer, repreenda, anime e ensine com toda a paciência (2Tm 4.2). Temos de declarar todo o conselho de Deus. Pois não deixei de lhes anunciar todo o plano de Deus (At 20.27), nada retendo, nem mesmo as coisas que podem ofender, para não sermos profetas de coisas aprazíveis e de ilusões. Eles pedem aos videntes que não tenham visões e dizem aos profetas: Não nos anunciem a verdade; inventem coisas que nos agradem (Is 30.10). Não devemos pregar nossas próprias opiniões e teorias, mas seguir o exemplo do próprio Jesus Cristo que só anunciava a mensagem prescrita por seu pai. Eu não tenho falado em meu próprio nome, mas o pai, que me enviou, é quem me ordena o que devo dizer e anunciar (Jo 12.49). Isto quer dizer que nos devemos cingir fielmente da verdade bíblica. Portanto, estejam preparados. Usem a verdade como cinturão. Vistam-se com a couraça da justiça (Ef 6.14). A guerra dos séculos demanda: A posição defensiva armado de veracidade falando a verdade com espírito de amor, justiça ou santidade, não entreguem nenhuma parte do corpo de vocês ao pecado, para que ele a use a fim de fazer o que é mau. Procure ter paz com todos e se esforcem para viver uma vida completamente dedicada ao Senhor, por sem isso ninguém verá Hb 12.14. Fé nas promessas de salvação apropriada. Nós devemos usar a fé e o amor como couraça e a nossa esperança de salvação como capacete. A oposição ofensiva com a espada do Senhor que é a palavra de Deus e com oração que abre a boca da testemunha do evangelho. Pois a palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do coração delas Hb 4.12. 

07/11/2019

DESCI DO CÉU

DEUS DISSE: DESCI DA SUA MORADA NO CÉU
Então o Senhor desceu para ver a cidade e a torre que aquela gente estava construindo. Preciso descer até lá para ver se as acusações que tenho ouvido são verdadeiras ou não. O Senhor desceu no alto do monte Sinai e chamou Moisés para que fosse até lá. Moisés subiu. O Senhor desceu numa nuvem, ficou ali com Moisés e disse qual era o seu nome, isto é, o Senhor Gn 11.5; 18.21;  Êx 19.20; 34.5.
PARA LEVÁ-LOS DO EGITO
Deus vai tirar seu povo do Egito. Isso vai ficar bem claro.
Moisés estendeu a mão sobre o mar, e Deus, o Senhor, com um vento do leste muito forte, fez com que o mar recuasse. O vento soprou a noite inteira e fez o mar virar terra seca. Ás águas foram divididas, e os israelitas passaram pelo mar em terra seca, com muralhas de águas nos dois lados Êx 13.21-22. No entanto, Deus não pode fazer isso sem Moisés.
UMA TERRA GRANDE E BOA
Uma terra que jorra leite e mel, que é uma figura de a bundança e riqueza. Pois ele os está levando para uma terra boa, cheia de rios, e ribeirões, e de fontes que jorram água pelos vales e pelas montanhas. É uma terra que produz trigo e cevada, uvas, figos e romãs, azeites e mel. É uma terra onde nunca faltará comida ou qualquer outra coisa para vocês, uma terra onde as pedras tem ferro e as montanhas tem minas de cobre Dt 8.7-9. Ao que tudo indica, mel, nesse caso, não é mel de abelhas, mas um tipo de geleia de uvas, que até era produto de exportação. Já que não existe outro jeito, façam o seguinte: ponham nos sacos alguns presentes para aquele homem. Levem os melhores produtos desta terra: um pouco de bálsamo, um pouco de mel, especiarias, nozes e amêndoas. Judá e Israel pegavam as suas mercadorias com trigo de Minite, mel, azeite e especiarias Gn 43.11; Ez 27.17.
OS CANANEUS... OS JEBUSEUS
Incluindo as terras dos queneus, dos quenezeus, dos cadmoneus, dos heteus, dos perizeus, dos refains, dos amorreus, dos cananeus, dos girgaseus e dos jebuseus Gn 15.19-21.
Por isso desci para libertá-los do poder dos egípcios e para levá-los do Egito para uma terra grande e boa. É uma terra boa e rica. 

29/10/2019

SALVAÇÃO

Salvação ato pelo qual Deus livra a pessoa de situações de perigo. Naquele dia, o povo de Deus cantará este hino: A nossa cidade é forte! Deus nos protege com altas muralhas. Opressão. O Senhor é bom para todos os que confiam nele. O melhor é ter esperança e aguardar em silêncio a ajuda doSenhor. E é bom que as pessoas aprendam a sofrer com paciência desde a sua juventude. Mas, para Vocês que me temem, a minha salvação brilhará como o sol, trazendo vida nos seus raios. Vocês saltaram de alegria, como bezerros que saem saltando do curral. Sofrimento. Ó Senhor Deus, tem compaixão de nós, pois esperamos que nos ajudes. Sê o nosso protetor todos os dias, sê o nosso salvador em tempos de dificuldades. (Is 26.1; Lm 3.25-27; Ml 4.2; Is 33.2). Ato é processo pelo qual Deus livra a pessoa da culpa e do poder do pecado e a introduz numa vida nova, cheia de bênçãos espirituais, por meio de Cristo Jesus. Hoje a Salvação entrou nesta casa, pois este homem também é descendente de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar quem está perdido. Jesus disse que Zaqueu fazia parte do povo de Deus, por mais que seus compatriotas o desprezassem e considerassem traidor. Jesus está falando de modo especial para aqueles que estavam resmungando  (Lc 19.9-10). Q mesma coisa aconteceu com também com Vocês. Quando ouviram a verdadeira mensagem, a boa noticia que trouxe para Vocês a salvação, Vocês creram em Cristo. E Deus pôs em Vocês a sua marca de proprietário quando lhes deu o Espirito Santo, que ele havia prometido (Ef 1.13). A salvação deve ser desenvolvida pelo crente, até que seja completada no fim dos tempos.

26/10/2019

A TOLICE DE NOSSA FÉ

UM EVANGELHO POR TODOS
Porque a Palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus 1 Co 1.18. A igreja de Corinto era uma igreja dividida. Os crentes estavam tomando partido, identificando-se com Apolo, um alexandrino estudado, ou com Paulo, um judeu sincero. A igreja estava dividida socialmente a classe mais alta contra a classe mais baixa e etnicamente os gentios contra os judeus. Em sua carta, Paulo tenta fazer com que os Corintios compreendam que a sabedoria de Cristo e de seu evangelho transcendem estas  divisões. Eles os lembra que nem judeus poderiam naturalmente aceitar a tolice do evangelho. Para os judeus, a mensagem do Salvador crucificado era nada mais do que um escândalo uma ofensa ou pedra de tropeço 1 Co 1.23. Todo bom judeu sabia que a Lei classificava aqueles que morriam num madeiro como sendo amaldiçoado por Deus Dt 21.23. O Messias prometido não poderia ser crucificado e, desta forma, ser amaldiçoado por Deus; um Libertador preso numa cruz não fazia sentido. Ao invés de esmagar os opressores, Jesus foi crucificado por eles. Para os gentios, a ideia de um Deus crucificado era pura loucura. Segundo a filosofia grega da época, um Deus infinito e poderoso nunca se submetera á forma humana. Deus, que é puro espirito, nunca se confinaria uma carne humana inerentemente má. Ele nunca viria a nós; ao invés disso, teríamos de desejar nos livrar de nossa carne e ir até onde ele está, num mundo de espirito puro. Além do mais, o sofrimento que Jesus experimentou na cruz era um sinal de fraqueza, não um sinal do Deus Todo-Poderoso.
Assim o evangelho, a mensagem de que o Filho de Deus voluntariamente se submeteu aos horrores da crucificação, era total tolice tanto para os judeus quanto para os gentios. Nem os gregos, com suas escolas filosóficas, nem os judeus, com seu treinamento intensivo nas lei de Deus, compreendiam ou aceitavam isso.
Mesmo assim, essa tola mensagem do evangelho é a sabedoria de Deus. Essa sabedoria transcende todo o nosso pensamento. Temos a tendencia de respeitar as conquistas terrenas. Livros são escritos para mostrar como alcançar o sucesso, como ser uma pessoa estudada, como impressionar as pessoas, como exercer o poder sobre os outros. A beleza da sabedoria de Deus é que ele humilha a sabedoria terrena, fazendo com que fique de pernas para o ar. Tão tolo quanto possa parecer, ele se humilha para sofrer na cruz, para oferecer perdão a todos os que creem nele. Por essência, a sabedoria de Deus é amor um amor extraordinário por nós.
Por isso, Paulo falou sobre o poder dessa mensagem. Tudo se reverte. Os orgulhosos deste mundo são humilhados, e aqueles que se humilham sob Deus são exaltados. São gratuitamente perdoados e aguardam uma herança eterna no céu.
Sim, os cristãos adoram a um Deus que se revela no sofrimento e na fraqueza tolice pura para um mundo faminto por poder mas uma mensagem poderosa de amor para aqueles que creem.  

25/10/2019

A QUEDA DE ADÃO E AS CONSEQUÊNCIAS

A ALIANÇA DE DEUS COM ADÃO
Depois de Adão e Eva terem pecado em rebelião contra a única restrição da aliança feita no Éden, Deus lançou maldições sobre a terra e sobre a serpente, proferindo declarações solenes quanto aos efeitos permanentes do pecado sobre a raça humana. Estas afirmações fundamentais sobre a natureza da vida após a queda tem o tom formal de uma aliança firmada com uma humanidade já caída. A aliança com Adão e seus descendentes é a segunda aliança geral ou universal.

A SERPENTE É AMALDIÇOADA
Assim que pecaram, Adão e Eva morreram espiritualmente, e, depois, fisicamente. Todos os seres humanos compartilham desta sina e retornam ao pó de onde originalmente vieram Gn 3.19. A primeira maldição presente na aliança de Deus com Adão é lançada sobre a serpente, a arma usada por Satanás para enganar e seduzir Adão e Eva ao pecado Gn 3.14-15. A maldição afeta não apenas a serpente o animal, mas também o próprio Satanás, que a possuía naquele momento e que até hoje tenta destruir as criaturas de Deus Ap 12.9. Aparentemente, a serpente andava ereta antes da maldição; assim, a maldição foi rastejar-sobre o próprio ventre Gn 3.14. Ela era, provavelmente, a mais bela das criaturas v. 1; desde então, passou a ser a mais desprezível. A outra parte da maldição da serpente é a predição do julgamento final de Satanás Gn 3.15. Satanás irá ferir a "semente" da mulher; mas, no final, será destruído por essa "semente" prometido. Satanás feriu a Cristo através do sofrimento e da morte na Cruz, mas a sua aparente vitória foi apenas um pequeno "arranhão", conforme a ressurreição demostrou. A ressurreição deu o golpe esmagador em Satanás ao derrotar a morte, o legado da queda.

O CAOS RETORNA Á TERRA
A segunda maldição da aliança de Deus com Adão e a humanidade é lançada sobre o chão em que Adão e seus descendentes viveriam como representantes de Deus Gn 3.17-18; ver 2.15. Ao criar a terra, Deus ordenara que o caos fosse substituído pela ordem 1.2 Quando Adão pecou, o pecado trouxe novamente o caos ao mundo ordenado de Deus. "Espinhos e cardos" representam tudo aquilo que impede os esforços humanos de criar ordem em nome de Deus 3.18.

EFEITOS POSTERIOR DO PECADO
Além das duas maldições, Deus revelou outros efeitos do pecado sobre os dois gêneros da humanidade. A mulher encontraria os efeitos do pecado na gravidez, no parto, como também no relacionamento com os homens Gn 3.16. O  homem veria as consequências da transgressão permeando os seus esforços de prover sustento para si e sua família v.19. A introdução da dor física no parto Gn 3.16 também aponta para os anos de dor emocional na criação dos filhos. No que se refere ao relacionamento com seu marido, as mulheres ficam presas entre o desejo e a necessidade de intimidade e a tendencia de seus pares em tentar exercer domínio sobre elas, uma violação do objetivo divino de liderança amorosa. A desordem lançada sobre a terra e sobre todos os planos humanos reduz o homem a mero trabalhador, que nunca alcança vitória duradora em seus esforços de obter sustento Gn 3.19. A luta para se colocar adiante do caos representado pelos Espinhos e cardos afasta o homem de Deus, de seu cônjuge, de seus filhos e de tudo o mais que carece da sua atenção.  

08/10/2019

A LEI DOS DÍZIMOS

JUNTE UMA DÉCIMA PARTE

Todos os anos juntem uma décima parte de todas as colheitas e levem até o lugar que o SENHOR, nosso Deus, tiver escolhido para nele ser adorado. Ali, na presença do SENHOR, nosso Deus, comam aquela décima parte dos cereais, do vinho e do azeite e também a primeira cria das vacas e das ovelhas. Façam isso para aprender a temer a Deus para sempre. Mas, se o lugar de adoração ficar muito longe, e for impossível levar até lá a décima parte das colheitas com que Deus os abençoou, então façam isto: vendam aquela parte das colheitas, levem o dinheiro até o lugar de adoração que o SENHOR  tiver escolhido e ali compre tudo o que quiserem comer: carne de vaca ou de carneiro, vinho, cerveja ou qualquer outra coisa que desejarem. E ali, na presença do SENHOR , nosso Deus, vocês e as suas famílias comam essas coisas e se divirtam á vontade. Porém não esqueçam os levitas que moram nas cidades de vocês. Eles não receberão terras em Canaã, como as outras tribos.De três em três anos juntem a décima parte das colheitas daquele ano e guardem nas cidades onde vocês moram. Essa comida é para os levitas, pois eles não têm terras  próprias; é também para os estrangeiros, os órfãos e as viúvas que moram nas cidades de vocês. Assim todos eles terão toda a comida que precisarem. Façam  isso para que o SENHOR, nosso Deus, abençoe todo o trabalho de vocês. Dt 14.22-29. A décima parte das colheitas, tanto dos cereais como das frutas, pertence a Deus, o SENHOR  e será dada a ele. Se o dono quiser tornar a comprar alguma porção dessa décima parte, pagará o preço marcado, mais um quinto. De cada dez animais doméstico um pertence a Deus, o SENHOR. Quando o dono contar o seu gado e as suas ovelhas e cabras, cada décimo animal pertencerá ao SENHOR, qualquer que seja a condição do animal. O dono não poderá trocar um animal por outro. Mas, se houver troca, então os dois animais pertencem ao SENHOR e não poderão ser comprados de novo. O SENHOR disse: Eu dou aos levitas todos os dízimos que o povo de Israel me oferece. Isso é o pagamento pelo serviço de cuidar da Tenda Sarada Lv 27.30-33; Nm 18.21.

                 SE O LUGAR DE ADORAÇÃO FICAR MUITO LONGE

A possibilidade de vender a décima parte das colheitas e levar o dinheiro até o lugar de adoração deu origem a um comércio que, mais tarde, foi criticado por Zacarias. Em Jerusalém e em Judá, todas as panelas serão separadas para o SENHOR Todo-Poderoso. Quando alguém for ao Templo para oferecer um sacrifício a Deus, essa pessoa usará as suas panelas para cozinhar a carne que será oferecida. E naquele dia não haverá nenhum vendedor no Templo do SENHOR Todo-Poderoso. Quando Jesus e os discípulos chegaram a Jerusalém, ele entrou no pátio do Templo e começou a expulsar todos os que compravam e vendiam naquele lugar. Derrubou as mesas dos que trocavam dinheiro e as cadeiras dos que vendiam pombas. E não deixava ninguém atravessar o pátio do Templo carregando coisas. E ele ensinava a todos assim: Nas Escrituras Sagradas está escrito que Deus disse o seguinte: "A minha casa será chamada de 'casa de oração' para todos os povos." Mas vocês a transformaram num esconderijo de ladrões! Zc 14.21; Mc 11.15-17. Compravam e vendiam naquele lugar. No pátio dos não Judeus se vendiam animais e pombas que seriam oferecidos em sacrifício a Deus. Esse comércio era para ajudar os judeus que vinham de terras distantes e não podiam levar esses animais para os sacrifícios. Tudo isso atrapalharia os não judeus que chegavam ali para adorar o Deus de Israel.trocavam o dinheiro. O dinheiro estrangeiro tinha de ser trocado por moedas próprias para pagar o imposto anual do Templo. Quando Jesus e os discípulos chegaram á cidade de Cafarnaum, os cobradores do imposto do Templo foram perguntar a Pedro: O mestre de vocês não paga imposto? Paga sim! respondeu Pedro. Depois Pedro entrou em casa, mas, antes que falasse alguma coisa, Jesus disse: Simão, o que é que você acha? Quem paga imposto e taxas aos reis deste mundo? São os cidadãos do pais ou são os estrangeiros? São os estrangeiros!  respondeu Pedro. Certo! Disse Jesus. Isso quer dizer que os cidadãos não precisam pagar. Mas nós não queremos ofender essa gente. Por isso vá até o lago, jogue o anzol e puxe o primeiro peixe que você fisgar. Na boca dele você encontrará uma moeda. Então vá e pague com ela o meu imposto e o seu Mt 17.24-27. Os cidadãos não precisam pagar. O Reino do Céu é muito mais importante do que o Templo. Eu afirmo a vocês que o que está aqui é mais importante do que o Templo. Mas, para não escandalizar os líderes religiosos, Jesus toma as providencias necessárias para que o imposto seja pago.


27/09/2019

O DIABO ACREDITA EM VOCÊ

O mal pode ser perdoado? Pode haver uma certa fascinação mórbida sobre o assunto de fracasso moral e espiritual. Provavelmente o mais fascinante seja a idéia de um pecado imperdoável, cujo cometimento coloca o pecador além do alcance da misericórdia e da graça de Deus. Como você se sente quando lê que alguém que cometeu crimes hediondos experimentou uma conversão na prisão e diz ser cristão? Você reage dizendo que Deus não pode ser justo e perdoar alguém que brutalmente causou danos a tantas pessoas? Jesus disse: "Na verdade vos digo que todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, e toda a sorte de blasfêmias, com que blasfemarem; qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo" (Mc 3.28-29). A esta altura, você pode ter imaginado que Deus mede as consequências dos pecados diferentemente de nós. O que é blasfêmia contra o Espirito Santo e o que a torna imperdoável? Jesus fez seu pronunciamento contra os líderes religiosos de sua época que estavam tão mortos no seu poder, que se recusavam a admitir que Deus pudesse fazer algo novo no tempo deles. Conseqüentemente, eles acabaram crendo que o diabo se apoderou de todas as curas milagrosas e maravilhosos ensinamentos de Jesus (Mc 3.22). O Espírito Santo é o que dá poder para os milagres e o revela a verdade. Sempre que alguém, em qualquer lugar, em qualquer época creditar a obra do Espírito Santo a outra pessoa ou coisa, essa pessoa está se privando de qualquer possibilidade de crer na verdade e de ser perdoada. O pecado imperdoável é imperdoável não porque é moral ou espiritualmente mais repulsivo que outros pecados. Ele é imperdoável porque confunde a voz de Deus com as mentiras do diabo. Isto permite que os pecados de primeira grandeza dos homens e mulheres mais pecadores continuem podendo ser alvos do perdão de Deus. Isto não acontece porque Deus não se preocupa com o sofrimento causado por um pecado maior. Acontece porque Cristo suportou a punição mesmo das maiores crueldades. Tanto como um poderoso e rico quanto um fofoqueiro de reconhecimento encontraram a liberdade e a paz do perdão de Deus em Cristo. Não permita que a seriedade de algo que você fez ou a frequência com que você peca o impeçam de ser perdoado através da morte de Jesus. É sempre o inimigo que quer confundir a verdade de Deus com mentira de Satanás. Não creia nele. Agarre o perdão que Jesus lhe oferece.

                               DE ONDE VEM A TENTAÇÃO

Satanás é o grande autor de cada tentação ao pecado, embora a maioria das tentações seja mediada pela luxúria da carne e pelo ambiente espiritual de pecado do mundo 1 Jo 2.16. Ele traz consigo um arsenal de artimanhas espirituais Ef 6.11. Que varia de truques sutis 2 Co 2.11, até intimidação através do medo da morte Hb 2.14-15. Ele gostaria de se apresentar como um amigo ou mensageiro de tudo que é útil e progressivo 2 Co 11.14, mas, na verdade, ele é um mentiroso homicida Jo 8.44, mais adequadamente comparado ao "leão, buscando a quem possa tragar" 1 Pe 5.8. Satanás não é para ser temido pelos cristãos, mesmo que seu poder exceda o de qualquer humano ou da maioria dos anjos. Ele pode ser resistido através da confiança na morte de Cristo, que derrotou Satanás e que nos arma com a "armadura espiritual" verdade, justiça, o evangelho da paz, fé, salvação e a Palavra de Deus Ef 6.13-17.

    UM INIMIGO REAL O DIABO ACREDITA EM VOCÊ

Muitas pessoas não acreditam em Satanás e relegam o diabo a um status de mito, mas a Bíblia o retrata como uma criatura poderosa, empenhada em fazer o mal e se opor aos propósito e ao povo de Deus. Satanás não é equivalente a Deus numa teologia dualista, onde luz e trevas, bem e mal são forças opostas que coexistem numa luta equilibrada e eterna. Satanás é uma criatura de Deus que se rebelou contra seu Criador Is 14.12-15; Ez 28.11-19. Sendo um dos maiores anjos, Satanás levou consigo um terço da comunidade angelical em sua insurreição espiritual Ap 12.3-4. Satanás orquestrou a tentação e a queda de Adão e Eva no Jardim de Édem através da serpente Gn 3.1-7. O nome Satanás significa "adversário" ou "oponente" em hebraico 1 Cr 21.1 Ele faz este papel em relação aos planos de Deus e ás vidas das pessoas que seguem ao Senhor. O titulo "diabo" vem de uma palavra grega que significa "difamador" ou "acusador" Ap 12.10. Neste papel, Satanás acusa Jó de ter motivos impuros ou egoístas para viver em justiça Jó 1.9-11; 2.4-5.

12/09/2019

VINTE E TRÊS ANOS

Durante vinte e três anos, desde o ano décimo terceiro do reinado de Josias, filho de Amom, em Judá, até hoje, o Senhor Deus tem falado comigo, e eu sempre lhes tenho contado o que ele diz. Mas vocês não têm dado atenção (Jr 25.3). Durante vinte e três anos: Jeremias faz uma espécie de avaliação do seu trabalho como profeta. Vinte e três anos haviam se passado, ele estava mais ou menos na metade de seu trabalho, e o que Deus tinha dito para ele se cumpriu: o povo não deu atenção. Jeremias, prepare-se para ir. Vá dizer a eles tudo o que eu mandar. Não tenha medo deles agora, pois, do contrário, eu farei com que você fique com mais medo ainda quando estiver no meio deles. Escute, Jeremias! Todas as pessoas desta terra, isto é, os reis de Judá, as autoridades, os sacerdotes e o povo, vão ficar contra você. Mas hoje eu estou lhe dando forças para poder enfrentar essa gente. Você será como uma cidade cercada de muralhas, como um poste de ferro, como um muro de bronze. Eles não o derrotaram, pois eu estarei ao seu lado para protegê-lo. Eu, o Senhor, falei (Jr 1.17-19). Vão ficar contra você. Jeremias ficou isolado e sofreu muitas perseguições por causa de suas profecias. Estou lhe dando forças. A mesma promessa foi feita, mais tarde, a Ezequiel. Mas agora eu vou fazer com que você se torne tão teimoso e duro como eles. Farei com que você fique tão forte como uma rocha e tão duro como um diamante. Por isso, não tinha medo, nem se assuste com esses rebeldes (Ez 3.8-9). Mas eu não me sinto envergonhado, pois o Senhor Deus me ajuda. Por isso, eu fico firme como uma rocha e sei que não serei humilhado (Is 50.7). Muro de bronze. Farei com que você seja para este povo como um forte muro de bronze. Eles lutarão contra você, mas não conseguirão derrota-lo, pois eu estarei com você para protegê-lo e salvá-lo (Jr 15.20). A terra ficará deserta. E eu acabarei com os gritos de alegria e de felicidade e com o barulho alegre das festas de casamentos, tanto mas cidades de Judá como nas ruas de Jerusalém  (Jr 7.34). Escute aquilo que eu, o Senhor Todo-Poderoso, o Deus de Israel, estou dizendo. Vou acabar com os gritos de alegria e de felicidade e com o barulho alegre das festas de casamentos. E vocês verão tudo isso acontecer neste lugar. (Jr 16.9). Em você jamais brilhará a luz de uma lamparina, e nunca mais se ouvirá em você a voz 

11/09/2019

UMA ESTRADA

Assim como houve uma estrada para os israelitas que saíram do Egito, também haverá uma estrada boa saindo da Assíria, e por ela passarão as pessoas do meu povo que estiverem vivas Is 11.16.
Uma estrada: Naquele dia haverá uma estrada ligando o Egito com Assíria: os egípcios irão até a Assíria, e os assírios irão até o Egito, e juntos os dois povos adorarão o Senhor Is 19.23. Fala-se sobre uma estrada ligando o Egito com a Assíria e permitindo que esses povos fossem adorar o Senhor. Alguém está gritando: "preparem no deserto a um caminho para o Senhor, abram ali uma estrada reta para o nosso Deus passar! Todos os vales serão aterrados, e todos os morros e montes serão aplanados; os terrenos cheios de altos e baixos ficarão planos, e as regiões montanhosas virarão planícies Is 40.3-4. Uma estrada é aberta para que o povo de Israel possa voltar do cativeiro. Em seguida o sexto anjo derramou a sua taça no grande rio Eufrates. O rio secou a fim de abrir um caminho para os reis que vêm do Oriente Ap 16.12. A ideia de preparar um caminho no deserto lembra a história do povo depois da saída do Egito Êx 15.22; é como se aquela história fosse se repetir agora, num novo tempo. Um caminho uma estrada: Abrirei uma estrada nas montanhas, prepararei um caminho plano por onde o meu povo passará. Is 49.11. 

10/09/2019

PRECEITOS HUMANOS

Paulo adverte os cristãos de Colossos contra os falsos mestres, que procuram fazer com que eles obedeçam a certas lais, a respeito das quais Paulo diz: "São apenas regras e ensinamentos que pessoas inventam. Não deixem que ninguém os humilhe, afirmando que é melhor do que vocês porque diz ter visões e insiste numa falsa humildade e na adoração de anjos. Essas pessoas não têm nenhum motivo para estarem cheias de si, pois estão pensando como qualquer outra criatura humana pensa. Elas não estão ligadas a Cristo, que é a cabeça. Cristo controla o corpo todo, o alimenta e mantém unido por meio das juntas e ligamentos, e assim o corpo cresse como Deus quer que cresça. Vocês morreram com Cristo e por isso estão livres dos espíritos maus que dominam o Universo. Então, por que é que vocês estão vivendo como se fossem deste mundo? Não obedeçam mais a regras como estas: "Não toque nesta coisa", "não prove aquela", "não pegue naquela". Todas essas proibições têm a ver com coisas que se tornam inúteis depois de usadas. São apenas regras e ensinamentos que as pessoas inventam (Cl 2.18-22). O Senhor diz: "Esse povo ora a mim com boca e me louva com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A religião que eles praticam não passa de doutrinas e ensinamentos humanos. Deus disse: Este povo com a sua boca diz que me respeita, mas na verdade o seu coração está longe de mim. A adoração deste povo é inútil, pois eles ensinam leis humanas como se fossem meus ensinamentos (Mt 15.8-9), e parem de dar atenção a história inventadas por judeus e a ensinamentos humanos que vêm de pessoas que rejeitam a verdade (Tt 1.14). Diga a essa gente que deixe de lado as lendas e as longas listas de nomes de antepassados, pois essas coisas só produzem discussões.Elas não têm nada a ver com o plano de Deus, que é conhecido somente por meio da fé 1 Tm 1.4.

27/08/2019

ASSISTÊNCIA SOCIAL

A atenção á assistência social é um dever da administração ministerial já previsto desde a lei mosaica Dt 24.14-22. Lideres atentos a essa causa não esperam seus liderados pedirem ajuda, pois eles mesmos procuram, identificam e resolvem o problema. A respeito do auxilio que vocês estão mandando ao povo de Deus na Judeia, de fato, não tenho nada que escrever a vocês. Sei que estão querendo ajudar, e por isso eu os tenho elogiado para os irmãos da província da Macedônia. Eu disse que vocês, os irmãos que moram na província da Acácia, já estavam dispostos a ajudar desde o ano passado. A maioria deles ficou muito animada com a boa vontade de vocês 2 Co 9.1-2. Então os doze apóstolos reuniram todo o grupo de seguidores e disseram: Não está certo nós deixarmos de anunciar a palavra de Deus para tratarmos de dinheiro. Por isso, irmãos, escolham entre vocês sete homens de confiança e cheios do Espírito Santo e de sabedoria, e nós entregaremos esse serviço a eles At 6.2-3. Repartam com os irmãos necessitados o que vocês têm e recebam os estrangeiros nas suas casas. Especialmente os que iam de cidade em cidade anunciando o evangelho. Não deixem de receber bem aqueles que vêm á casa de vocês; pois alguns que foram hospitaleiros receberam anjos, sem saber. Hospedem uns aos outros, sem reclamar Hb 13.2; Pe 4.9. E também no cuidado para com os irmãos crentes. Que o amor de vocês não seja fingido. Odeiam o mal e sigam o que é bom. Amem uns aos outros com o amor de irmãos em Cristo e se esforcem para tratar uns aos outros com respeito Rm 12.9-10.

03/08/2019

CONTATO COM CRISTO

TRAZ CURA A QUEM O TOCA O TOQUE DE FÉ

Certa mulher, que havia doze anos sofria com uma hemorragia, chegou por trás dele e tocou a ponta do seu manto. Quando os homens daquele lugar o reconheceram, espalharam a noticia por toda a região, e lhe trouxeram todos os que estavam doentes. E lhe rogavam que ao menos eles pudessem tocar a borda da sua roupa. E todos os que a tocavam ficavam sãos. Pois tinha curado a muitos, de tal maneira que todos quantos sofriam de algum mal se arrojavam a ele, para o tocar. E toda a multidão procurava tocar-lhe, porque saia dele poder, e curava a todos.
                     
 ASSEGURAVA SAÚDE E CONSOLO AOS QUE SÃO TOCADOS POR ELE O TOQUE DE CRISTO.

O TOQUE PURIFICADOR

Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: Quero , seja purificado! E imediatamente ele ficou limpo da lepra. Uma hemorragia. Parece que a mulher sofria de hemorragia menstrual que não parava nunca e que a tornava impura. A mulher que tiver hemorragia ou que continuar menstruada além do tempo normal ficará impura como durante a menstruação Lv 15.25. Se ela tocasse em alguém, essa pessoa também ficaria impura. Barra da capa judeus piedosos colocavam pingentes nas pontas de suas capas como sinal de profunda devoção a Lei de Deus. Tocou nele Jesus fez o que ninguém faria, pois quem tocasse num leproso, uma pessoa impura ficaria impuro também. Um leproso na Bíblia, lepra é um termo amplo que inclui a própria lepra e uma série de outras doenças da pele Lv 13--14. Essas doenças tornavam a pessoa impura. Só depois de curada é que a pessoa podia, outra vez, tomar parte na vida social e religiosa da comunidade. Estes dois capítulos tratam da impureza ritual causada por doenças da pele e por mofo, bem como das cerimônias de purificação em cada caso. A palavra hebraica traduzida por "doença contagiosa" é, geralmente, traduzida por "lepra". Tudo indica que não se tratava daquilo que, hoje, se chama "lepra" Isto é, hanseníase ou mal de Hansen, mas de uma doença contagiosa da pele. A pessoa que estava contagiada deveria ficar no isolamento, o propósito do isolamento era determinar-se se tratava de uma doença contagiosa; quem sofria de uma doença contagiosa era obrigado a viver sozinho, fora do acampamento.

 O TOQUE ALIVIADOR.

E tocou-lhe na mão, a febre a deixou, ela se levantou, e o servia. Pedro era casado e que possuía casa. Simão segundo uma tradução muito antiga. Marcos nos fornece um relatório da propagação e memoria de Pedro. Milagre de cura, ainda que Jesus tinha duas natureza, a divina e a humana, o plano de Deus na encarnação era que Ele fosse verdadeiro homem. Porquanto o que fora impossível a Lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado. Paulo menciona que Pedro levava a esposa nas viagens missionárias, e também o de fazer-nos acompanhar de uma mulher irmã, como fazem os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas? 1Co 9.5.

O TOQUE ILUMINADOR.

Então ele tocou os olhos deles e disse seja feito conforme a vossa fé. E os seus olhos se abriram. Jesus, porém, os advertiu severamente, dizendo Cuidado para que ninguém saiba disso.

O TOQUE ENCORAJADOR

Aproximou-se Jesus, tocou neles e disse Levantai-vos, e não tenhas medo. Movido de compaixão, Jesus tocou-lhes os olhos. Imediatamente começaram a ver, e o seguiram.

O TOQUE LIBERTADOR.

Jesus, tirando-o da multidão, a parte, pôs-lhe os dedos nos ouvidos e tocou-lhe na língua com saliva. Abriram-se-lhes os ouvidos e o impedimento da língua logo se desfez, e falava perfeitamente.

O TOQUE ABENÇOADOR.

Traziam-lhe crianças para que tocasse nelas, mas os discípulos os repreendiam. E tomando-as nos braços e impôs-lhes as mãos e os abençoou.

O TOQUE CURADOR.

Mas Jesus disse Deixai-os, basta E tocando-lhe na orelha, o curou.

02/08/2019

A LEI DO CEROL

Informativo lei do cerol. o adolescente flagrado utilizando o cerol em sua linha poderá ser encaminhado para a delegacia, juntamente com os pais, para ser lavrado o ato infracional, baseado no artigo 132 do código penal, que discorre sobre o ato de colocar a vida de outra pessoa em perigo. Como é inimputável, o menor não será penalizado. Os pais, porém, podem ser qualificados no artigo 249 do ECA Estatuto da criança e adolescentes por descumprimento do dever pátrio poder, ou seja, por ter permitido que seus filhos brinquem com substância perigosas. Como penalidade terão de pagar uma multa que pode variar de três a 20 salários de referência. Dependendo do caso, o menor poderá ser também penalizado com medidas sócio-educativas. Se a linha cortante conseguir matar, o crime passa a ser homicídio. A lesão corporal, crime previsto no artigo 129, prevê pena de detenção. Já o crime de homicídio prevê a pena de reclusão de seis a 20 anos. Perigo para a vida ou saúde de outrem- artigo 132- Expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente, ou crime de homicídio previsto no artigo 121 do código penal. 

28/07/2019

GANHOS INJUSTOS

Resultado de imagem para ganhos injustosMelhor é o pouco com justiça do que grandes rendas com injustiça. Trabalhar para juntar tesouro com língua falsa é vaidade, e aqueles que a isso são impedidos buscam a morte. O que oprime ao pobre para aumentar o seu lucro, ou o que dá ao rico, certamente empobrecerá. Como a perdiz que choca ovos que não pôs, assim é aquele que ajunta riquezas, mas não retamente. Na metade de seus dias elas o deixarão, e no seu fim ele se mostrará insensato. Ai daquele que edifica a sua casa com injustiça e os seus aposentos, sem direito, que se serve do serviço do seu próximo sem paga, e não lhe dá o salário do seu trabalho. Eu certamente baterei as mãos contra o lucro desonesto que ganhaste e contra o sangue que derramaste no meio de ti. Vede! O salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos, e que por vós foi retido com fraude, está clamado. Os clamores dos ceifeiros chegaram aos ouvidos do Senhor Todo Poderoso. "O TOLO" É aquele que não leva Deus a serio, nem se dá conta de que sua vida é breve, é curta a vida. Ajunta riquezas, mas não sabe quem vai ficar com elas. Ai daqueles: Jeremias se refere ao rei Jeoaquim, também chamado de Eliaquim. Este foi colocado no trono de Judá pelos egípcios, no lugar de seu irmão Jeoacaz. 

08/04/2019

HIPÓCRITAS

Hipócrita é uma pessoa falsa, fingida, que faz coisas que na verdade não faria, em outra autuação. Palavra hipócrita vem do Grego, hipócrita é a pessoa que age como outra, que não é leal, e que não é alguém confiável. Hipócrita é aquele que finge ser o que não é, seja através de religião, ou virtudes, característica, e ideias, sentimentos, a pessoa finge ter algo que não tem, seja para agradar aos outros, e se aproximar de uma determinado grupo, ou até mesmo para melhorar a sua autoestima. Hipócrita é aquele que tem votada de fazer alguma coisa, e criticar as pessoas que fazem o mesmo, apenas para diminuir os outros. Hipócrita também é uma pessoa dissimulada, demagoga, que finge ser algo que não é. Hipócrita é quando alguém critica uma atitude de alguém, quando ela faz exatamente a mesma coisa, ou até pior. Quando você der alguma coisa a uma pessoa necessitada, não fique contando o que fez, como os hipócritas fazem nas sinagogas e nas ruas. Eles fazem isso para serem elogiados pelos outros (Mt 6.2). Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês dão a Deus a décima parte até mesmo da hortelã, da erva-doce e do cominho, mas não obedecem aos mandamentos mais importantes da Lei, que são: o de serem justos com os outros, o de serem bondosos e o de serem honestos. Mas são justamente essas coisas que vocês devem fazer, sem deixar de lado as outras (Mt 23.23). Os lideres religiosos cumpriam rigorosamente as leis menos importantes, e deixavam de lado as mais importantes, como a justiça, bondade e honestidade e possíveis ser fieis a Deus. Esse povo ora a mim com a boca e me louva com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A religião que eles praticam não passa de doutrinas e ensinamentos humanos que eles só sabem repetir de cor (Is 29.13). Hipócritas! Isaías estava certo quando disse a respeito de vocês o seguinte: com a sua boca me respeita, mas na verdade o seu coração está longe. A adoração deste povo é inútil, pois eles ensinam leis humanas como se fosse mandamento (Mt 15.7-8). Aí é uma exclamação de Jesus, profunda, penetrante e enérgica, que parte do coração do Mestre contra a hipocrisia dos fariseus e escribas são oito aqui.
O ai contra a impenitência dos fariseus.
O ai contra a avareza dos fariseus.
O ai contra o zelo cego dos fariseus em conseguir adeptos.
O ai contra os juramentos levianos dos fariseus que invalidavam a lei.
O ai contra o grande valor que os fariseus davam aos pormenores legais em detrimento dos valores reais.
O ai contra a aparência exterior ostentada pelos fariseus.
Idem.
O ai contra a veneração hipócrita que os fariseu tinham para com os profetas (Mt 23.13-31).
Hortelã. Usada para cobrir o chão nas casas e sinagogas, e como especiaria.
Endro. Planta medicinal perfumada.
Cominho. Semente de erva doce, de vários usos culinários. As três hortaliças teriam algum valor comercial, mas o dízimo obtido seria o mínimo. Os fariseus, ao se mostrarem zelosos nos pormenores, pensaram que podiam esconder, de si mesmos e de Deus, o fato de não estarem a altura da verdadeira religião.

03/04/2019

A VITORIA

VITÓRIA ATRAVÉS DA ORAÇÃO O único refúgio de Daniel, em sua difícil posição, na corte pagã, era a oração. Daniel não se tornou indiferente na fé como outros judeus; pelo contrário, sua fé cresceu gigantescamente num clima impróprio. Sua vida séria de oração era conhecida por outros. O tempo de oração de Daniel: orava três vezes ao dia. A posição física na oração: ajoelhava-se. Paulo também orava assim. Daniel orava com a janela aberta para o lado de Jerusalém . Os assunto da oração de Daniel: pediu misericórdia. Intercedeu por seu povo pedindo perdão dos pecados. Louvou a Deus. Daniel não escapou de ser lançado na cova dos leões. Foi provado duramente na fé, mas alcançou Vitório. Deus guardou-o libertou pelo ministério dos anjos. Através da libertação, Deus foi glorificado. O testemunho de Daniel se tornou um estímulo para os outros crentes e bênção para todo reino da Babilônia Daniel 6.

28/03/2019

A GRANDE MERETRIZ

Apocalipse fala de uma igreja  apóstata dos últimos dias como a "prostituta que está assentada sobre muitas águas" (17.1). Uma meretriz é uma pessoa infiel aos votos de casamento. Aqui, João retrata uma igreja apóstata, que professa ser leal a Cristo, mas, na realidade, se divide entre os ídolos e um sistema religioso falso. A influência da igreja apóstata é mundial. O próprio Deus diz a João qual é a interpretação da expressão "muitas águas" como sendo "povos, multidões, nações e línguas" (v.15). Isso é um falso sistema religioso mundial. Descobrimos que essa "grande meretriz" seduz " os reis da terra" e não somente a população em geral. Os reis da terra "se embebedam com vinho da sua prostituição". Eles ficam estupefatos e paralisados por esse falso sistema religioso mundial. João escreve: "E levou-me em espírito a um deserto, e vi uma mulher a grande meretriz assentada sobre uma besta de cor de escarlate,  que estava cheia de nomes de blasfêmia, e tinha sete cabeças e dez chifres" (v.3). Se você voltar a Apocalipse (13.1), lerá: "vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres" que significando o mundo. O que vemos em Apocalipse (17.3 e 23.1) é a mesma coisa; então, a besta na qual a grande meretriz se assenta é o Império Romano renascido ou as nações representadas pelo Mercado Comum Europeu.

         BELA MAIS MORTAL
Em Apocalipse (17.4), João escreve os adornos da grande meretriz dizendo: "E a mulher estava vestida de púrpura e de escalarte, e adornada com ouro, e pedras preciosas e pérolas". Ela possui uma aparência exterior de realeza; usa ouro, e pedras preciosas, e pérolas, significando uma riqueza ilimitada "e tinha na sua mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundície da sua prostituição". A aparência externa da grande meretriz é bela, mas o conteúdo do cálice é veneno para as nações no mundo. Em Apocalipse 17.5, João identifica a grande meretriz dizendo: "E na sua testa estava escrito o nome: Mistério, a grande Babilônia,a mãe das prostituições e abominações da terra". A palavra "mistério", no Novo Testamento, não se refere a algo misterioso; refere-se a alguma verdade não apresentada previamente por Deus ao ser humano. O "mistério" que Deus está revelando é que, nos últimos dias, haverá uma grande igreja apostata mundial, que rejeitará Cristo e causará desonra a Deus.

             CONFUSÃO MUNDIAL
Para identificar a Babilônia, vamos para Genesis 10.8 e descobrimos Ninrode, que era arquiapostata do mundo pós- diluviano (i.e, depois do Dilúvio ). Ninrode estava quatro gerações depois do Dilúvio e é registrado como "poderoso caçador diante do Senhor...E o Príncipe do seu reino foi Babel". Foi a geração de Ninrode que construiu a Torre de Babel com o propósito de expulsar Deus e sua influência da terra. Eles se propuseram a construir uma grande Torre que alcançaria o céu, para que tivessem os benefícios de Deus sem se submeter a Deus. A reação de Deus foi: "Eia descamos e confundimos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro. Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade. Por isso se chamou o seu nome Babel" (Ge 11.7-9).

25/03/2019

DEVEMOS SER LUZ


Jesus disse: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida (Jo 8.12). O primeiro objetivo fundamental do crente é ser como Cristo uma luz num mundo em trevas. Devemos ser a luz de Cristo para o mundo. Cristo veio como luz, é os homens não o entenderam. Quando ele nasceu, Herodes tentou apagar sua luz. Quando ele falava, a luz do evangelho assustava o mundo religioso. Quando ele orava, Satanás é os demônios tremiam a luz de sua presença. Quando ele saiu da tumba, os guardas romanos caíram no chão totalmente tomado por seu resplendor. Pela luz de Deus podemos saber que existe verdade. Através da luz de Deus podemos ver que a tolerância das mentes abertas  é, na verdade, uma coexistência pacífica com o mal, e compromisso é a crucificação da consciência. Deus tem investido em nós. Ele celebrou nosso brilho.

03/03/2019

A PORTA ESTREITA

A NOTÍCIA DE HOJE LUCAS 13.22-30
Diante de uma pergunta teórica "são poucos os que vão ser salvos?" Perguntarão a Jesus Cristo, quando Jesus estava a caminho de Jerusalém ele atravessava cidades e povoados, ensinando na sua viagem. Jesus respondeu não com números ou informações, mas com uma advertência: "façam tudo para entrar" pergunta curiosas não levam a fé. Depois, Jesus explicá que pessoas de todo mundo e não apenas judeus vão sentar-se à mesa no Reino de Deus. Muitos que pensam ter entrada garantida "comemos e bebemos com o Senhor", pessoas que se dizem seguidores de Jesus, mas Jesus não as conhece como tais, Ele  o juiz, conhece o segredo do coração de todos. Ninguém precisava falar com Ele sobre qualquer pessoa, pois ele sabia o que cada pessoa pensava (Jo 2.25). A fastem-se de mim, vocês que só fazem o mal. Qualquer coisa que não está em harmonia com a ordem divina; é aquilo que é moralmente errado; é aquilo que prejudica ou fere a vida e a felicidade; é aquilo que cria a desordem no mundo.

01/02/2019

NÃO FAÇA IMAGENS

Não façam nenhuma imagem que sirva de ídolo : Quando olharem para o céu, não caiam na tentação de adorar o sol, a lua ou as estrelas. Pois o Senhor, nosso Deus, repartiu o sol, a lua e as estrelas entre os outros povos, para que eles os adorem. Mas vocês são o povo que o Senhor tirou do Egito, aquela fornalha acesa, para serem somente dele, como, de fato, são (Dt 4.19-20). Não faça imagens de nenhuma coisa que há lá em cima no céu, ou aqui embaixo na terra, ou nas águas debaixo da terra (Êx 20.4). Porque Deus detesta a idolatria, como coluna sagrada ou pedra com figura gravadas para adorar. Não adorem nenhum deles; eu, o Senhor, sou o Deus de vocês, adore somente a mim. Não façam deuses de Prata ou de Ouro, não dê testemunho falso contra ninguém, pois Est mandamento proíbe que dê testemunho falso contra alguém que está sendo julgado. Não ande espalhando mentiras no meio do povo, nem faça uma acusação falsa que possa causar a morte de alguém. Eu sou o Senhor (Lv 19.16). Não cobice: Este é o único dos dez mandamentos que fala sobre o sentimento, ou a vontade, e não sobre atos concretos. Como os demais mandamentos, este visa ao homem israelita ou o crente que tenha relacionamento com outros israelitas. Paulo cita este mandamento em Rm 13.9; 7.7. Não cometa adultério, não mate, não roube, não cobice. Ame ou outros como você ama a você mesmo. O que vamos dizer então? Que a própria lei é pecado? É  claro que não! Mas foi a lei que me fez saber o que é pecado. Pois eu não saberia o que é a cobiça se a lei não tivesse dito. Não cobice. Paulo mesmo levanta questão que seus leitores levantariam. Devemos continuar no pecado para que a graça de Deus aumente? Eu não saberia: Paulo usa a primeira pessoa do singular ("eu"), mas, ao que parece, não está falando apenas sobre si mesmo, mas sobre todos que sabem quão impossível é alguém, por si mesmo, livrar-se do pecado e viver uma vida de  obediência a Deus. E a lei, ainda que tenha sido dada por Deus, é instrumento usado pelo pecado para levar a pessoa a morte. Eu morri. E o próprio mandamento que me devia trazer a vida me trouxe a morte (Rm 7.10). Maldito seja aquele que fizer imagens de pedra, de madeira ou de metal, para adorá-las em segredo; o Senhor detesta idolatria! A palavra Maldito aparece doze vezes no capítulo 27: vss.11-26. Nesta lista de doze maldições aparecem situações ou atitudes que ou acontecem em segredo ou são difíceis de comprovar perante um juiz ou outra autoridade. A palavra "maldito" deixa claro que Deus condena e castiga também essas ações e atitudes. Ao dizer " amém", o povo deixa claro que compreende e concorda.

18/01/2019

UM NOVO UNIVERSO CRIARÁ DEUS

O NOVO CÉU E A NOVA TERRA
Em lugar do primeiro céu e da primeira terra: Então vi um grande trono branco e aquele que está sentado nele. A terra e o céu fugiram da sua presença e não foram vistos mais (Ap 20.11). Aparecem o novo céu, a nova terra e a nova Jerusalém. Este é o novo Universo, onde Deus reina e onde não há mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. A nova Jerusalém desce do céu para ser a morada do povo de Deus. Na nova Jerusalém não vai entrar entruso como os covardes, os traidores, os que cometem pecados nojentos, os assassinos, os imorais, os que prática feitiçaria, os que adoram ídolos e os mentiroso, porque o lugar dessas pessoas é o lago onde queima o fogo e o enxofre, que é a segunda morte (21.8). Um novo céu e uma nova terra como Deus tinha prometido ao profeta Isaías 65.17; 66.22; 2Pe 3.13). Deus prometeu, e nós estamos esperando um novo céu e uma nova terra, onde tudo será feito de acordo com a vontade de Deus. Pois nela não vai entrará nada que seja impuro nem os que fazem coisas vergonhosas, só vai entrar quem tiver o nome escrito no Livro da vida, o qual pertence a Jesus.

02/01/2019

COMO TUDO IRA TERMINAR


O que a Bíblia diz sobre o futuro, e os últimos dias e a eternidade com Deus. Se o céu não fosse mais interessante do que togas, harpas e ensaios de Coral, não haveria muita gente interessada em fazer parte dele. Felizmente, o que a Bíblia diz sobre o futuro é algo bem interessante. Eis em seguida os acontecimentos que se darão (1). O arrebatamento da igreja (1 Ts 4.13-18) quando Jesus voltar para levar para o céu todos os que creram nele desde a sua vida e morte na terra.
(2) O julgamento dos crentes para receberem os galardões pela fidelidade no serviço (1 Co 3.12-15; 2Tm 4.8; 1 Pe 5.4).
(3) O renascimento de alguma expressão do Império Romano (Ap 17.3-13), através do qual o grande mal virá.
(4)O Anticristo surgirá (13.1-8).
(5) O período de sete anos, conhecido como a Grande Tribulação e representado pelos selos, trombetas e taças derramada na terra (6--18). Quando a tribulação se aproximar do fim, estes acontecimento ocorrerão.
(6) Uma guerra mundial focalizando o Armagedom em Israel (Ap 16.12-16).
(7) A segunda vinda de Cristo (Ap 19.11-21), com os exércitos do céu para derrotar os exércitos do Anticristo.
(8) A prisão de Satanás durante 1.000 anos (Ap 20.4), para que ele não engane a ninguém durante o milênio. Então, o Senhor Jesus glorificar seu Pai através destes acontecimentos de clímax.
(9) A ressurreição dos Santos da tribulação e dos Santos do Antigo Testamento (Dn 12.1-2; Ap 20.4), para reinarem com Cristo no seu Reino.
(10) O Reino do Milênio  de Cristo (Ap 20.5-6), durante o qual ele reinará sobre a terra no trono de Davi, em Jerusalém.
(11) Uma rebelião final, quando Satanás é solto e engana a muitos após o milênio (Ap 20.7-10).
(12) A ressurreição e o julgamento final do ímpios (Ap 20.11-15).
(13) O novo céu e a nova terra eternos com sua Nova Jerusalém (Ap 21.1----22.5).
Essa agenda profética será cheia de ação, e muitos desses acontecimento podem ser subdivididos em vários passos. Não há nada de entediante sobre o qual bíblico do futuro.