25/10/2019

A QUEDA DE ADÃO E AS CONSEQUÊNCIAS

A ALIANÇA DE DEUS COM ADÃO
Depois de Adão e Eva terem pecado em rebelião contra a única restrição da aliança feita no Éden, Deus lançou maldições sobre a terra e sobre a serpente, proferindo declarações solenes quanto aos efeitos permanentes do pecado sobre a raça humana. Estas afirmações fundamentais sobre a natureza da vida após a queda tem o tom formal de uma aliança firmada com uma humanidade já caída. A aliança com Adão e seus descendentes é a segunda aliança geral ou universal.

A SERPENTE É AMALDIÇOADA
Assim que pecaram, Adão e Eva morreram espiritualmente, e, depois, fisicamente. Todos os seres humanos compartilham desta sina e retornam ao pó de onde originalmente vieram Gn 3.19. A primeira maldição presente na aliança de Deus com Adão é lançada sobre a serpente, a arma usada por Satanás para enganar e seduzir Adão e Eva ao pecado Gn 3.14-15. A maldição afeta não apenas a serpente o animal, mas também o próprio Satanás, que a possuía naquele momento e que até hoje tenta destruir as criaturas de Deus Ap 12.9. Aparentemente, a serpente andava ereta antes da maldição; assim, a maldição foi rastejar-sobre o próprio ventre Gn 3.14. Ela era, provavelmente, a mais bela das criaturas v. 1; desde então, passou a ser a mais desprezível. A outra parte da maldição da serpente é a predição do julgamento final de Satanás Gn 3.15. Satanás irá ferir a "semente" da mulher; mas, no final, será destruído por essa "semente" prometido. Satanás feriu a Cristo através do sofrimento e da morte na Cruz, mas a sua aparente vitória foi apenas um pequeno "arranhão", conforme a ressurreição demostrou. A ressurreição deu o golpe esmagador em Satanás ao derrotar a morte, o legado da queda.

O CAOS RETORNA Á TERRA
A segunda maldição da aliança de Deus com Adão e a humanidade é lançada sobre o chão em que Adão e seus descendentes viveriam como representantes de Deus Gn 3.17-18; ver 2.15. Ao criar a terra, Deus ordenara que o caos fosse substituído pela ordem 1.2 Quando Adão pecou, o pecado trouxe novamente o caos ao mundo ordenado de Deus. "Espinhos e cardos" representam tudo aquilo que impede os esforços humanos de criar ordem em nome de Deus 3.18.

EFEITOS POSTERIOR DO PECADO
Além das duas maldições, Deus revelou outros efeitos do pecado sobre os dois gêneros da humanidade. A mulher encontraria os efeitos do pecado na gravidez, no parto, como também no relacionamento com os homens Gn 3.16. O  homem veria as consequências da transgressão permeando os seus esforços de prover sustento para si e sua família v.19. A introdução da dor física no parto Gn 3.16 também aponta para os anos de dor emocional na criação dos filhos. No que se refere ao relacionamento com seu marido, as mulheres ficam presas entre o desejo e a necessidade de intimidade e a tendencia de seus pares em tentar exercer domínio sobre elas, uma violação do objetivo divino de liderança amorosa. A desordem lançada sobre a terra e sobre todos os planos humanos reduz o homem a mero trabalhador, que nunca alcança vitória duradora em seus esforços de obter sustento Gn 3.19. A luta para se colocar adiante do caos representado pelos Espinhos e cardos afasta o homem de Deus, de seu cônjuge, de seus filhos e de tudo o mais que carece da sua atenção.  

Nenhum comentário: