ELIAS O PROFETA

 ELIAS O PROFETA DO FOGO

l. FATOS ACERCA DE SUA ORIGEM E DE SUA APARÊNCIA. Nada se sabe acerca de seus pais. É uma das mais extraordinárias e comoventes personagens da história bíblica. Era simples na aparência e no vestir. Como tal, é um protótipo de João Batista (2Rs 1.8; Mt 3.4).

ll. OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS DE SUA VIDA. Apresentam uma série de cenas comoventes e pitorescas. 

PRIMEIRA CENA. Sua aparição não anunciada ante o idólatra rei Acabe a fim de anunciar uma prolongada seca (1Rs 17.1).

SEGUNDA CENA. No deserto, junto ao riacho de Querite, para onde fora por ordem divina, foi sustentado com alimento trazido por corvos (1Rs 17.2-6). Aqui sua fé foi provada ao secar-se o ribeiro (1Rs 17.7).

TERCEIRA CENA. Em Sarepta. Nos arredores da cidade castigada pela fome, uma viúva recolhe lenha para cozinhar sua última refeição. Deus envia a ela o profeta a fim de que este seja alimentado (1Rs 17.8-9). Ao chegar, pede água para beber e um pedaço de pão. Ela lhe diz que sua provisões estão reduzidas a um punhado de farinha e um pouco de azeite em uma vasilha (1Rs 17.12). Nesse momento, é pronunciada a frase "Não tenha medo", divinamente inspirada, e feita a promessa de abundantes provisões até que passe a fome na cidade (1Rs 17.13-14).

QUARTA CENA. No quarto de cima da casa da viúva de Sarepta. O sofrimento da fome foi demasiada para o filho dela, e ele jaz morto diante do profeta. Vemos então Elias, por meio de grande esforço, em oração, trazer o menino de volta a vida (1Rs 17.17-24).

QUINTA CENA. Os falsos profetas reúnem-se. Elias aparece subitamente ante  o rei Acabe e ordena-lhe que convoque os falsos profetas a se reunirem no monte Carmelo (1Rs 18.17-19).

SEXTA CENA. No monte Carmelo (1Rs 18.20-40).

(1) O profeta pede ao povo que tome uma decisão acerca de Deus e desafie os profetas de Baal para uma prova de fogo (v.20-24).

(2) O fracasso dos falsos profetas (v.26-29).

(3) Depois da oração de Elias, o fogo divino desce e consome o sacrifício (v.30-38).

(4) O veredicto do povo é que o Senhor é o verdadeiro Deus; a destruição dos falsos profetas (v. 39-40)

SÉTIMA CENA. O fim da seca. A oração de Elias pela chuva. O profeta corre adiante do rei até Jezreel (1Rs 18.41-46).

OITAVA CENA. O profeta está debaixo de um zimbro no deserto, depois de fugir da ira da rainha Jezabel. Desanimado e exausto, deseja morrer, mas é alimentado por um anjo e continua seu caminho até o monte Horebe (1Rs 19.1-8).

NONA CENA. O profeta queixa-se perante o Senhor e recebe nova revelação do caráter e dos métodos de Deus (1Rs 19.9-13. O Senhor ordena-lhe que unja dois possíveis reis e o sucessor do próprio profeta (v.19-21).

DÉCIMA CENA. Em uma fazenda, em Abel-Meolá. Elias encontra Eliseu, o qual está orando, e coloca o próprio manto sobre ele, para indicar que o agricultor está sendo chamado para ser seu sucessor (1Rs 19.19-21).

DÉCIMA PRIMEIRA CENA. Na vinha de Nabote. O profeta encontra o rei Acabe tomando posse da herança pela qual havia assassinado a Nabote. Elias pronuncia sentença sobre o malvado rei e sua esposa (1Rs 21.17-24).

DÉCIMA SEGUNDA CENA. O rei envia duas companhia de soldados para capturar o profeta, mas Elias pede fogo do céu e destrói-as (2Rs 1.1-12). Mais tarde, anuncia a condenação do rei idólatra (v.16).

DÉCIMA TERCEIRA CENA. A última viagem de Elias. Acompanhado por Eliseu, viaja através do pais até chegar ao rio Jordão, onde Elias golpeia as águas com seu manto, e ambos o cruzam em terra seca. Enquanto conversam, Eliseu formula seu pedido de despedida. Subitamente, um carro de fogo separa os dois amigos, e Elias é levado por um redemoinho ao céu (2Rs 2.1-11).

CENA APÓS SUA TRASLADAÇÃO. No monte da Transfiguração. Elias reaparece com Moisés e conversa com Cristo (Mt 17.3).

Nenhum comentário: