SER BEM SUCEDIDO


UM SERVO BEM SUCEDIDO
Para ser bem sucedido, precisa conhecer a vontade de Deus e fazer de seus caminhos e pensamentos os seus próprios caminhos e pensamentos. Precisa ser chamado pelo próprio Senhor, precisa ter clareza sobre os propósitos de Deus, precisa confiar totalmente na palavra de Deus. Precisa crer na presença de Deus (Mt 28.20). Ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convoscotodos os dias, até a consumação dos séculos. Precisa ser forte e corajoso, precisa amar a palavra de Deus sobre todas as coisas. Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho é, então, prudentemente te conduziras (Js 1.8).

       O CAMINHO PARA O SUCESSO
Obter sucesso é o desejo de todos os homens. No cap 1 de Josué temos boas indicações para isso. Josué foi chamado por Deus para o serviço. Moisés, meu servo, é morto; levantá-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, a terra que eu dou aos filhos de Israel (v.2). Deus mostrou-lhe claramente sua tarefa, Deus deu-lhe uma grande promessa, Josué recebeu a confirmação da Vitória (v.5). E pode contar com a presença de Deus, a ordem de Seu era: "sê forte e mui corajoso" (v.7). A base para o sucesso é a palavra de Deus, assim serás bem sucedido (v.8).

   AS RICAS PROMESSAS A JOSUÉ
A promessa da terra que mana leite e mal. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar ( v.3-4; Jo 14.2). A promessa da presença de Deus ( v.5). A promessa da força e da coragem (v.6; 2Tm 2.1; At 27.24). A promessa do sucesso (v.8; Sl 1.3). A promessa de um final maravilhoso (Js 24).

    SEJA FORTE E CORAJOSO
Para reivindicar as promessas (v.6; 2Pe 1.4). Para obedecer as ordens de Deus (v.7). Para superar as dificuldades (v.9; Mt 10.16). Para ficar firme quando pessoas se levantam contra nós  (v.18; Rm 8.31). Para não desanimar diante de derrotas (Js 8.1; 1Co 16.13). Para ser decidido na execução do julgamento do pecado (Js 20.25-26; Gl 6.1).

                  RAABE JOSUÉ 2
 Seu caráter: Era uma grande pecadora, e seu encontro com Deus, foi advertida por seus mensageiros. Sua fé, aceitou a mensagem, sua esperança, foi confiar na palavra de Deus. Seu sucesso foi toda a sua casa foi salva, seu galardão entrou na genealogia de Cristo. (Mt 1.5). Seu nome significa indolência, seu caráter, foi uma grande pecadora vs.1-3). Seu grande perigo foi a ameaça do juízo sobre Jericó. A advertência recebida foi os mensageiros de Deus falarem com ela. Sua fé foi receber a mensagem (Hb 11.31).  Sua confissão, pendurou um cordão na janela (Js 18.21). Seu desejo de salvar outros, salvou a sua casa (v.13). Seu desejo pela garantia da salvação  (vs. 12-14). Sua salvação definitiva (Js 6.25; Mt 1.5).

Nenhum comentário: