26/10/2019

A TOLICE DE NOSSA FÉ

UM EVANGELHO POR TODOS
Porque a Palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus 1 Co 1.18. A igreja de Corinto era uma igreja dividida. Os crentes estavam tomando partido, identificando-se com Apolo, um alexandrino estudado, ou com Paulo, um judeu sincero. A igreja estava dividida socialmente a classe mais alta contra a classe mais baixa e etnicamente os gentios contra os judeus. Em sua carta, Paulo tenta fazer com que os Corintios compreendam que a sabedoria de Cristo e de seu evangelho transcendem estas  divisões. Eles os lembra que nem judeus poderiam naturalmente aceitar a tolice do evangelho. Para os judeus, a mensagem do Salvador crucificado era nada mais do que um escândalo uma ofensa ou pedra de tropeço 1 Co 1.23. Todo bom judeu sabia que a Lei classificava aqueles que morriam num madeiro como sendo amaldiçoado por Deus Dt 21.23. O Messias prometido não poderia ser crucificado e, desta forma, ser amaldiçoado por Deus; um Libertador preso numa cruz não fazia sentido. Ao invés de esmagar os opressores, Jesus foi crucificado por eles. Para os gentios, a ideia de um Deus crucificado era pura loucura. Segundo a filosofia grega da época, um Deus infinito e poderoso nunca se submetera á forma humana. Deus, que é puro espirito, nunca se confinaria uma carne humana inerentemente má. Ele nunca viria a nós; ao invés disso, teríamos de desejar nos livrar de nossa carne e ir até onde ele está, num mundo de espirito puro. Além do mais, o sofrimento que Jesus experimentou na cruz era um sinal de fraqueza, não um sinal do Deus Todo-Poderoso.
Assim o evangelho, a mensagem de que o Filho de Deus voluntariamente se submeteu aos horrores da crucificação, era total tolice tanto para os judeus quanto para os gentios. Nem os gregos, com suas escolas filosóficas, nem os judeus, com seu treinamento intensivo nas lei de Deus, compreendiam ou aceitavam isso.
Mesmo assim, essa tola mensagem do evangelho é a sabedoria de Deus. Essa sabedoria transcende todo o nosso pensamento. Temos a tendencia de respeitar as conquistas terrenas. Livros são escritos para mostrar como alcançar o sucesso, como ser uma pessoa estudada, como impressionar as pessoas, como exercer o poder sobre os outros. A beleza da sabedoria de Deus é que ele humilha a sabedoria terrena, fazendo com que fique de pernas para o ar. Tão tolo quanto possa parecer, ele se humilha para sofrer na cruz, para oferecer perdão a todos os que creem nele. Por essência, a sabedoria de Deus é amor um amor extraordinário por nós.
Por isso, Paulo falou sobre o poder dessa mensagem. Tudo se reverte. Os orgulhosos deste mundo são humilhados, e aqueles que se humilham sob Deus são exaltados. São gratuitamente perdoados e aguardam uma herança eterna no céu.
Sim, os cristãos adoram a um Deus que se revela no sofrimento e na fraqueza tolice pura para um mundo faminto por poder mas uma mensagem poderosa de amor para aqueles que creem.  

Nenhum comentário: