16/11/2019

SETE PROMULGAÇÕES DA LEI DIVINA

Estes gravuras ilustram o método que Deus utilizou para a revelar e publicar gradualmente sua lei.
Primeiro foi escrita na natureza, logo após na consciência do homem e em seguida seus principais fundamentais em tábuas de pedra.
No devido tempo, Jesus apareceu como a encarnação perfeita da verdade, ilustrada em sua vida sem pecado. Mas tarde, vieram todas as Escrituras, a edição escrita mais ampla e completa.
Era propósito de Deus que sua lei também fosse escrita no coração de seu povo e que seus preceitos pudessem ser "lidos" na vida de cada um.

PROMULGAÇÃO ESCRITA NA NATUREZA
Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos Sl 19.1.
PROMULGAÇÃO ESCRITA NA CONSCIÊNCIA
Eles mostram que as exigências da Lei estão gravadas em seu coração, testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os Rm 2.15.
PROMULGAÇÃO ESCRITA EM TÁBUAS DE PEDRA
Então disse o Senhor a Moisés:Sobe a mim ao monte e espera ali; eu te darei tábuas de pedra, e a lei, e os mandamentos que escrevi, para os ensinares Êx 24.12.
PROMULGAÇÃO CRISTO A PALAVRA
O verbo se fez carne e habitou entre vós. Vimos a sua glória, a glória como do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade Jo 1.14.
PROMULGAÇÃO TODAS AS ESCRITURAS
Pois tudo o que outrora foi escrito, para o nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança Rm 15.4.
PROMULGAÇÃO ESCRITA NO CORAÇÃO
Esta é a aliança que depois daqueles dias farei coma casa de Israel, diz o Senhor. Porei as minhas leis na sua mente, e em seu coração as escreverei. Eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo Hb 8.10.
PROMULGAÇÃO OS CRISTÃOS COMO CARTAS VIVAS
Vós sois a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos os homens. Já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espirito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração 2Co 3.2-3.
PLACAS DE PEDRA
Placas nas quais foram escritos os mandamentos de Deus e em corações humanos.Porei a minha lei na mente deles, diferente da antiga aliança, a nova transformaria o ser humano desde o mais íntimo  do seu ser. Quem torna isso possível é o Espirito Santo. Eu lhes darei um coração novo e uma nova mente. Tirarei deles o coração de pedra, desobediente, e lhes darei um coração humano, obediente. Eu lhes darei um coração novo e porei em vocês um espírito novo. Tirarei de vocês o coração de pedra, desobediente, e lhes darei um coração bondoso, obediente Jr 31.33; Ez 11.19; 36.26.

Nenhum comentário: