12/09/2019

VINTE E TRÊS ANOS

Durante vinte e três anos, desde o ano décimo terceiro do reinado de Josias, filho de Amom, em Judá, até hoje, o Senhor Deus tem falado comigo, e eu sempre lhes tenho contado o que ele diz. Mas vocês não têm dado atenção (Jr 25.3). Durante vinte e três anos: Jeremias faz uma espécie de avaliação do seu trabalho como profeta. Vinte e três anos haviam se passado, ele estava mais ou menos na metade de seu trabalho, e o que Deus tinha dito para ele se cumpriu: o povo não deu atenção. Jeremias, prepare-se para ir. Vá dizer a eles tudo o que eu mandar. Não tenha medo deles agora, pois, do contrário, eu farei com que você fique com mais medo ainda quando estiver no meio deles. Escute, Jeremias! Todas as pessoas desta terra, isto é, os reis de Judá, as autoridades, os sacerdotes e o povo, vão ficar contra você. Mas hoje eu estou lhe dando forças para poder enfrentar essa gente. Você será como uma cidade cercada de muralhas, como um poste de ferro, como um muro de bronze. Eles não o derrotaram, pois eu estarei ao seu lado para protegê-lo. Eu, o Senhor, falei (Jr 1.17-19). Vão ficar contra você. Jeremias ficou isolado e sofreu muitas perseguições por causa de suas profecias. Estou lhe dando forças. A mesma promessa foi feita, mais tarde, a Ezequiel. Mas agora eu vou fazer com que você se torne tão teimoso e duro como eles. Farei com que você fique tão forte como uma rocha e tão duro como um diamante. Por isso, não tinha medo, nem se assuste com esses rebeldes (Ez 3.8-9). Mas eu não me sinto envergonhado, pois o Senhor Deus me ajuda. Por isso, eu fico firme como uma rocha e sei que não serei humilhado (Is 50.7). Muro de bronze. Farei com que você seja para este povo como um forte muro de bronze. Eles lutarão contra você, mas não conseguirão derrota-lo, pois eu estarei com você para protegê-lo e salvá-lo (Jr 15.20). A terra ficará deserta. E eu acabarei com os gritos de alegria e de felicidade e com o barulho alegre das festas de casamentos, tanto mas cidades de Judá como nas ruas de Jerusalém  (Jr 7.34). Escute aquilo que eu, o Senhor Todo-Poderoso, o Deus de Israel, estou dizendo. Vou acabar com os gritos de alegria e de felicidade e com o barulho alegre das festas de casamentos. E vocês verão tudo isso acontecer neste lugar. (Jr 16.9). Em você jamais brilhará a luz de uma lamparina, e nunca mais se ouvirá em você a voz 

Nenhum comentário: