10/09/2019

PRECEITOS HUMANOS

Paulo adverte os cristãos de Colossos contra os falsos mestres, que procuram fazer com que eles obedeçam a certas lais, a respeito das quais Paulo diz: "São apenas regras e ensinamentos que pessoas inventam. Não deixem que ninguém os humilhe, afirmando que é melhor do que vocês porque diz ter visões e insiste numa falsa humildade e na adoração de anjos. Essas pessoas não têm nenhum motivo para estarem cheias de si, pois estão pensando como qualquer outra criatura humana pensa. Elas não estão ligadas a Cristo, que é a cabeça. Cristo controla o corpo todo, o alimenta e mantém unido por meio das juntas e ligamentos, e assim o corpo cresse como Deus quer que cresça. Vocês morreram com Cristo e por isso estão livres dos espíritos maus que dominam o Universo. Então, por que é que vocês estão vivendo como se fossem deste mundo? Não obedeçam mais a regras como estas: "Não toque nesta coisa", "não prove aquela", "não pegue naquela". Todas essas proibições têm a ver com coisas que se tornam inúteis depois de usadas. São apenas regras e ensinamentos que as pessoas inventam (Cl 2.18-22). O Senhor diz: "Esse povo ora a mim com boca e me louva com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A religião que eles praticam não passa de doutrinas e ensinamentos humanos. Deus disse: Este povo com a sua boca diz que me respeita, mas na verdade o seu coração está longe de mim. A adoração deste povo é inútil, pois eles ensinam leis humanas como se fossem meus ensinamentos (Mt 15.8-9), e parem de dar atenção a história inventadas por judeus e a ensinamentos humanos que vêm de pessoas que rejeitam a verdade (Tt 1.14). Diga a essa gente que deixe de lado as lendas e as longas listas de nomes de antepassados, pois essas coisas só produzem discussões.Elas não têm nada a ver com o plano de Deus, que é conhecido somente por meio da fé 1 Tm 1.4.

Nenhum comentário: