27/09/2019

O DIABO ACREDITA EM VOCÊ

O mal pode ser perdoado? Pode haver uma certa fascinação mórbida sobre o assunto de fracasso moral e espiritual. Provavelmente o mais fascinante seja a idéia de um pecado imperdoável, cujo cometimento coloca o pecador além do alcance da misericórdia e da graça de Deus. Como você se sente quando lê que alguém que cometeu crimes hediondos experimentou uma conversão na prisão e diz ser cristão? Você reage dizendo que Deus não pode ser justo e perdoar alguém que brutalmente causou danos a tantas pessoas? Jesus disse: "Na verdade vos digo que todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, e toda a sorte de blasfêmias, com que blasfemarem; qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo" (Mc 3.28-29). A esta altura, você pode ter imaginado que Deus mede as consequências dos pecados diferentemente de nós. O que é blasfêmia contra o Espirito Santo e o que a torna imperdoável? Jesus fez seu pronunciamento contra os líderes religiosos de sua época que estavam tão mortos no seu poder, que se recusavam a admitir que Deus pudesse fazer algo novo no tempo deles. Conseqüentemente, eles acabaram crendo que o diabo se apoderou de todas as curas milagrosas e maravilhosos ensinamentos de Jesus (Mc 3.22). O Espírito Santo é o que dá poder para os milagres e o revela a verdade. Sempre que alguém, em qualquer lugar, em qualquer época creditar a obra do Espírito Santo a outra pessoa ou coisa, essa pessoa está se privando de qualquer possibilidade de crer na verdade e de ser perdoada. O pecado imperdoável é imperdoável não porque é moral ou espiritualmente mais repulsivo que outros pecados. Ele é imperdoável porque confunde a voz de Deus com as mentiras do diabo. Isto permite que os pecados de primeira grandeza dos homens e mulheres mais pecadores continuem podendo ser alvos do perdão de Deus. Isto não acontece porque Deus não se preocupa com o sofrimento causado por um pecado maior. Acontece porque Cristo suportou a punição mesmo das maiores crueldades. Tanto como um poderoso e rico quanto um fofoqueiro de reconhecimento encontraram a liberdade e a paz do perdão de Deus em Cristo. Não permita que a seriedade de algo que você fez ou a frequência com que você peca o impeçam de ser perdoado através da morte de Jesus. É sempre o inimigo que quer confundir a verdade de Deus com mentira de Satanás. Não creia nele. Agarre o perdão que Jesus lhe oferece.

                               DE ONDE VEM A TENTAÇÃO

Satanás é o grande autor de cada tentação ao pecado, embora a maioria das tentações seja mediada pela luxúria da carne e pelo ambiente espiritual de pecado do mundo 1 Jo 2.16. Ele traz consigo um arsenal de artimanhas espirituais Ef 6.11. Que varia de truques sutis 2 Co 2.11, até intimidação através do medo da morte Hb 2.14-15. Ele gostaria de se apresentar como um amigo ou mensageiro de tudo que é útil e progressivo 2 Co 11.14, mas, na verdade, ele é um mentiroso homicida Jo 8.44, mais adequadamente comparado ao "leão, buscando a quem possa tragar" 1 Pe 5.8. Satanás não é para ser temido pelos cristãos, mesmo que seu poder exceda o de qualquer humano ou da maioria dos anjos. Ele pode ser resistido através da confiança na morte de Cristo, que derrotou Satanás e que nos arma com a "armadura espiritual" verdade, justiça, o evangelho da paz, fé, salvação e a Palavra de Deus Ef 6.13-17.

    UM INIMIGO REAL O DIABO ACREDITA EM VOCÊ

Muitas pessoas não acreditam em Satanás e relegam o diabo a um status de mito, mas a Bíblia o retrata como uma criatura poderosa, empenhada em fazer o mal e se opor aos propósito e ao povo de Deus. Satanás não é equivalente a Deus numa teologia dualista, onde luz e trevas, bem e mal são forças opostas que coexistem numa luta equilibrada e eterna. Satanás é uma criatura de Deus que se rebelou contra seu Criador Is 14.12-15; Ez 28.11-19. Sendo um dos maiores anjos, Satanás levou consigo um terço da comunidade angelical em sua insurreição espiritual Ap 12.3-4. Satanás orquestrou a tentação e a queda de Adão e Eva no Jardim de Édem através da serpente Gn 3.1-7. O nome Satanás significa "adversário" ou "oponente" em hebraico 1 Cr 21.1 Ele faz este papel em relação aos planos de Deus e ás vidas das pessoas que seguem ao Senhor. O titulo "diabo" vem de uma palavra grega que significa "difamador" ou "acusador" Ap 12.10. Neste papel, Satanás acusa Jó de ter motivos impuros ou egoístas para viver em justiça Jó 1.9-11; 2.4-5.

Nenhum comentário: