27/12/2018

OS MAIORES JUÍZOS DE DEUS

Os cinco maiores juízos: porque Deus há de trazer a juízo toda obra e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau (Ec 12.14).
O juízo sobre o nosso pecado. É o maior e o mais abençoado juízo. Ele caiu pela vontade de Deus sobre seu Filho, quando tomou sobre si, na Cruz, os nossos pecados foi entregue e ressuscitou para nossa justificação. Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldito por nós, porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados (Rm 4.25; 2Co 5.21; Gl 3.13; 1Pe 2.24).
Juízo sobre as obras dos crentes: Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um reeba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal. E acontecerá após o arrebatamento da igreja. Lucro ou perda será o resultado deste juízo. A obra de casa um se manifestará; na verdade, o Dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo (1Co 3.13-15).
O juízo sobre o povo de Israel (Mt 24).
Acontecerá através de muitas perseguições  durante a grande tribulação. Deus julgará o seu povo por rejeitar seu Filho. Nesse período de juízo, alguns se converteram. Eis que vem com as nuvens, e todo olho o Vera, até os mesmos que o transpassaram; e todas as tribos da terra se lamentaram sobre ele. Sim! Amém! (Ap 1.7).
O juízo de Deus sobre as Nações (Mt 25.31-46).
Realizar-se-á na vinda de Cristo em glória. E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e verdadeiro e julga e peleja com justiça. E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos Diadema; e tinha um nome escrito que ninguém sabia, senão ele mesmo. E estava vestido de uma veste salpicada de sangue, e o nome pelo qual se chama é a palavra de Deus. E seguiam- no os exércitos que há no céu em cavalos brancos e vestidos de linho fino, branco e puro. E de sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regara com vara de ferro e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-poderoso. Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro e se guardam para o fogo, até o Dia do juízo e da perdição dos homens ímpios (Ap 19.11-15; 2 Pe 3.7). Então Deus julgará as nações por causa das crueldades cometidas contra o povo de Deus, porque ele chama Israel de seus irmãos.
O último juízo de Deus será sobre os mortos (Ap 20.11-15). Será perante o trono branco e todos, cujos nomes não estão escrito no livro da vida, serão lançados para dentro do Lago de fogo. Sairá a seduzir:  Satanás nao muda de ambição durante o milênio. Suas armas mais eficientes desde (Gn 3 até Ap 20.1)e têm sido a sedução e a mentira (Jo 8.44; 1 Jo 2.22) que cega a humanidade (2 Co 4.4). Novamente as exerce sobre as Nações de Gogue e Magogue. O próprio diabo dirigirá as forças. Mas será derrotado como a besta, o falso profeta é a meretriz, e seu fim é o mesmo (v.10). Satanás será solto (v.7) para vindicar a justiça de Deus em julgar os ímpios, pois não é por causa do ambiente ou circunstância difíceis que o homem não ama e obedece a Deus. O fato de que após o reinado perfeito de Cristo as nações ainda serão susceptíveis aos convites a se revelarem contra Deus, mostra a profundeza da pecaminosidade do homem. Os mortos: Depois do Milênio vem a ressurreição dos ímpios  e o julgamento final. O critério desde julgamento será segundo as suas obras (v.13), o que significa que as penalidades corresponderão a culpa de cada pecado (Lc 12.47-48; Rm 2.6,ss). O livro da vida: Tem os nomes dos que creram em Cristo e foram salvos pela graça de Deus  (Êx 32.32 e 33). O milênio é mil anos que é o reinado de Cristo na terra, que substitui na totalidade o Império do Anticristo e seus seguidores. Cristo é o Leão da tribo de Judá (5.5), e é Ele, Rei dos reis e Senhor dos senhores, que tem o direito de reger. Deve-se admitir que este reinado existirá aqui na terra, cumprindo muitas profecias do A.T, antes do julgamento final e o fim do mundo. (Sl 72.1-20; Is  cap 2; 8; 9; 11; 24; 30; 32; 35; 44; 49; 65; 59.16-18; 63.1-6; Jr 23.5-7; 33.14-16; Ez 36.16-18; cap 40-48; Zc 6.12-14; Dn 7.1-28; Mq 4.1-4; Mt 25.31-32; 1 Co 15.24-28). O Lago de fogo: É um símbolo diferente do abismo mencionado em (9.1-3 e 20.1-3). Aqui se trata do jazigo final de Satanás, da besta, do falso profeta é de todos os malignos e ímpios (21.8). A doutrina do inferno é, enfaticamente ensinada aqui, ainda que seja descrita simbolicamente. Nem a descrição do céu nos (cap 4; 5; 21;e 22) deixa de empregar linguagem metafórica também.

Nenhum comentário: