04/10/2018

O PERIGO DE IR

Mas eu lhes digo, que se repete seis vezes. Mas eu lhes digo que qualquer um que ficar com raiva do seu irmão será julgado. Quem disser ao seu irmão: "Você não vale nada" será julgado pelo tribunal. E quem chamar o seu irmão de idiota estar a em perigo de ir para o fogo do inferno (Mt 5.22). Mas eu lhes digo: quem olhar para uma mulher e desejar possui-la já cometeu adúltero no seu coração. Mas eu lhes digo: todo homem que mandar a sua esposa embora, a não ser em caso de adúltero, será culpado de fazer com que ela se torne adúltera, se ela casar de novo. É o homem que casar com ela também cometera adúltero. Mas eu lhes digo: não jurem de jeito nenhum. Não jurem pelo céu, pois é o trono de Deus. Mas eu lhes digo: não se vinguem dos que fazem mal a vocês. Se alguém lhe der um tapa na cara, vire o outro lado para ele bater também. Mas eu lhes digo: amém os seus inimigos e irem pelos que perseguem vocês ( vs. 28,32,34,39,44). Jesus mostra qual  é a verdadeira vontade de Deus em questões que dizem respeito a ódio, adúltero, divórcio, juramentos, vingança e amor aos inimigos. As vezes, Jesus aprofunda o que está na Lei de Moisés. Em outros momentos, corrige ou revoga o que Moisés, por ordem de Deus, tinha dito aos antepassados. Jesus pode fazer isso porque ele é o Filho de Deus. O meu Pai me deu todas as coisas. Ninguém sabe quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém sabe quem é o Pai, a não ser o Filho e também aqueles a quem o Filho quiser mostrar quem o Pai é. Enquanto Pedro estava falando, uma nuvem brilhante os cobriu, e dela veio uma voz, que disse: Este é o meu Filho querido, que me dá muita alegria. Escutem o que ele diz! Então Jesus chegou perto deles e disse: Deus me deu todo o poder no céu e na terra (Mt 11.27; 17.5; 28.18). Uma nuvem brilhante: Sinal da presença de Deus. Moisés entrou no meio da nuvem. É ficou ali no Monte quarenta dias e quarenta noite. Então a nuvem cobriu a Tenda, e ela ficou cheia da Glória de Deus. Quando os sacerdotes estavam saindo do Lugar Santo, uma nuvem encheu o Templo do Senhor (Êx 24.18;40.34; 1Rs 8.10). Escutem o que ele diz!: Em vez de dar atenção a Moisés. Do meio de vocês Deus escolherá para vocês um profeta que será parecido comigo, e vocês vão lhe obedecer (Dt 18.15). 

Nenhum comentário: