26/10/2018

JESUS DISSE

O pobre morreu e foi levado pelos anjos para junto de Abraão, na festa do céu. O rico também morreu e foi sepultado. Ele sofria muito no mundo dos mortos. Quando olhou, viu lá longe Abraão e Lázaro ao lado dele. Então gritou: "Pai Abraão, tenha pena de mim! Mande que Lázaro molhe o dedo na água e venha refrescar a minha língua porque estou sofrendo muito neste fogo!" Abraão responde: "Meu filho, lembre que você recebeu na sua vida todas as coisas boas, porém Lázaro só recebeu o que era mau. E agora ele está feliz aqui, enquanto você está sofrendo (Lc 16.22-25). A vida do povo de Deus no céu é apresentado como uma festa, onde o hospedeiro é Abraão. Lázaro senta-se no lugar de honra, perto do hospedeiro. Jesus ensina que muitos dos que foram convidados para a festa do Reino de Deus não estarão presentes. Se refere  aos judeus que não aceitaram o Messias. Por outro lado, os que pensavam que não mereciam ser convidados estarão lá. Estes são tanto judeus desprezados aqueles fãs "ruas e becos da cidade", quando não judeus aqueles das "estradas" e dos" caminhos" fora da cidade. O mundo dos mortos é um lugar de sofrimento. Quando vocês virem Abraão, Isaque, Jacó e todos os profetas no Reino de Deus e vocês estiverem do lado de fora, então haverá choro e ranger de dentes de desespero. Para Deus o mundo dos mortos é aberto; não há cobertura que impeça de ver o que lá acontece (Jó 26.6). Deus vê o que o que acontece no mundo dos mortos. Jó queria se esconder lá, há! Se tu me pusesses no mundo dos mortos e ali me escondesses até que a tua ira passasse e então marcasses um prazo para lembrares de mim! Jó imagina uma situação impossível, como ele mesmo reconhece se possível, ele morreria e ficaria escondido no mundo dos mortos. Depois, quando a ira de Deus tivesse passado, ele voltaria a terra. Como isso não é possível, a única coisa que Jó pode fazer esperar que a ira de Deus passe. Lembrares de mim o verbo "lembrar", quando aplicado a Deus, quer dizer que ele presta atenção a vida das pessoas e cuida delas para lhes fazer bem. Deus lembrou de Noé e de todos os animais que estavam com ele na barca. Sansão orou ao Senhor lembres de mim. Por favor, dá-me força só mais está vez. Deixa que eu, de uma só vez, me vingue dos filisteus, 

Nenhum comentário: