27/09/2018

A INJUSTIÇA SOCIAL

Deus diz: o povo de Israel tem cometido tantos pecados, tantos mesmos, que eu tenho de castiga-los. Vendem como escravos pessoas honestas que não podem pagar as suas dívidas e até aquelas que são tão pobres, que não podem pagar a dívida que fizeram para comprar um par de sandálias. No mundo inteiro, vocês são o único povo que eu escolhi para ser meu. Por isso, tenho de castiga-los por causa de todos os pecados que vocês cometeram (Am 2.6; 3.2). Deus havia escolhido um povo para ser seu povo. Por isso, o castigo deles seria ainda mais severo. Por que? Porque é um povo escolhido por Deus, e a sua responsabilidade é maior. Os pecados que o profeta Amós condena têm a ver com a injustiça social da nação. Uma pequena minoria se enriquecia a custa dos pobres. Deus diz: povo de Samaria não sabe fazer nada com honestidade, é os seus palácios estão cheios de coisas roubadas com violência. Vocês exploram os pobres e cobram impostos injustos das suas colheitas. Por isso, vocês não vão viver nas casas luxuosas que construíram, nem chegarão a beber o vinho das belas parreiras que plantaram. Escutem, vocês que maltratam os necessitados e exploram os humildes aqui neste país. Vocês dizem: "Quem dera que a Festa da Lua Nova já tivesse terminado para que pudéssemos voltar a vender trigo de novo, cobrando preços bem altos, usando pesos e medidas falsos e vendendo trigo que não presta. Os pobres não terão dinheiro para pagar as suas dívidas, nem mesmo os que tomaram dinheiro emprestado para comprar um par de sandálias. Assim eles se venderão a nós é serão nossos escravos!" (Am 3.10; 5.11; 8.4-6); os juízes eram subornados e torciam a justiça; eu sei das muitas maldades e dos graves pecados que vocês cometem. Vocês maltratam às pessoas honestas, aceitam dinheiro para torcer a justiça e não respeitam os direitos dos pobres (Am 5.12). Os pobres eram oprimidos, explorados e até escravizados. O profeta anuncia que Deus vai castigar os que cometerem pecados tão terríveis como estes. Pois bem! Eu vou amontoar castigos em cima de vocês, é vocês vão ranger os dentes, como range uma carroça  carregada de trigo. Os que correm depressa não poderão escapar, os fortes perderão toda a força, é os corajosos não salvarão a vida. Os homens armados de arcos e flechas não vencerão, é não escaparam com vida nem os que fugirem a pé, nem os que fugirem montados à cavalo. Naquele dia, até os soldados mais valentes jogarão fora as suas armas e fugirão. Eu, o Senhor estou falando (Am 2.13-16). Maiores privilégios trazem piores castigos. E o profeta avisa ao povo: "preparem-se para se encontrar com o seu Deus"

Nenhum comentário: